“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

3 de abr. de 2018

WILLIAM MARSHALL - Arte Tumular - 1322 - Temple Church London, City of London, Greater London, England




Pariato da Inglaterra
Nova criaçãoConde de Pembroke
1199–1219
Sucedido por
William Marshal
Títulos honorários
Precedido por
John Marshal
Lorde Marechal
1194–1219
Sucedido por
William Marshal





Igreja do Templo em Londres

ARTE TUMULAR
Sobre o seu tumulo no piso do Templo, destaca-se uma escultura em pedra em trajes militares com sua espada e indumentária.

Local:  Temple Church London, City of London, Greater London, England
             Colocado sob uma efígie militar (uma das primeiras do seu tipo) na nave
Fotos: Findagrave, wikipedias
Descrição tumular: Helio Rubiales

PERSONAGEM
William Marshal, 1º Conde de Pembroke (1146 ou 1147 - 14 de maio de 1219), também chamado Guilherme, o Marechal ( Norman francês : Williame li Mareschal  ), era um soldado e estadista anglo-normando.  Ele serviu cinco reis ingleses - Henrique II , seus filhos, o "Jovem Rei" Henrique , Ricardo I e João , e o filho de João, Henrique III .
Morreu aos 72 anos.

HISTÕRIA
Cavaleiro em 1166, ele passou seus anos mais jovens como um cavaleiro errante e um concorrente de torneio de sucesso; Stephen Langton elogiou-o como o "melhor cavaleiro que já existiu".

Em 1189, ele se tornou o conde de fato de Pembroke através de seu casamento com Isabel de Clare , embora o título de conde não fosse oficialmente concedido até 1199, durante a segunda criação do Pembroke Earldom .

Em 1216, ele foi nomeado protetor de Henry III de nove anos e regente do reino. Antes dele, a família de seu pai possuía um título hereditário de marechal para o rei, que pelo tempo de seu pai se tornara reconhecido como chefe ou mestre de marechal, envolvendo a administração de outros marechais  e funcionários. Guilherme ficou conhecido como "o marechal", embora em sua época muitas das funções fossem delegadas a representantes mais especializados (como aconteceu com outras funções na casa do rei). Porque ele era um conde, e também conhecido como o marechal, o termo " Conde Marechal " era comumente usado e isso mais tarde se tornou um título hereditário estabelecido no Pariato Inglês.

MORTE E LEGADO
William Marshal foi enterrado em Temple Church , Londres A saúde de Marshal finalmente falhou no início de 1219. Em março de 1219 ele percebeu que estava morrendo, então convocou seu filho mais velho, também William, e seus cavalheiros domésticos, e deixou a Torre de Londres em Caversham em Berkshire, perto de Reading. onde convocou uma reunião dos barões, Henrique III, o legado papal Pandulf Verraccio , o realista imperial ( Hubert de Burgh ) e Peter des Roches ( bispo de Winchester e o guardião do jovem rei). Guilherme rejeitou a reivindicação do bispo à regência e confiou a regência aos cuidados do legado papal; aparentemente, ele não confiava no bispo ou em qualquer outro magnata que ele havia reunido para essa reunião. Cumprindo a promessa que fizera durante a cruzada, ele foi investido na ordem dos Cavaleiros Templários em seu leito de morte. Ele morreu em 14 de maio de 1219 em Caversham e foi enterrado na Igreja do Templo em Londres, onde seu túmulo ainda pode ser visto.
Fonte: en.wikipedia.org
Formatação:Helio Rubiales

Nenhum comentário: