LOCAL: Santuario di Santa Rosalia Palermo, Città Metropolitana di Palermo, Sicilia, Italy
Fotos: Findagrave
Descrição tumular: Helio Rubiales
PERSONAGEM
Santa Rosália, em siciliano "Santa Rusulìa", nascida Rosalia Sinibaldi (1130 — 1160) foi uma nobre virgem de Palermo (Sicília) tornada santa da Igreja Católica.
Morreu aos 30 anos.
HISTÓRIA
O nome Rosália resulta da contração dos nomes "Rosa" e "Lilia" (Lirium). Segundo a tradição católica, pertencia a uma nobre família normanda, descendente de Carlos Magno.
Era filha de Sinibaldo, senhor de Quisquina e Rose, na província de Agrigento, então chamada Girgenti. Viveu na corte de Rogério II, até retirar-se como eremita em uma gruta no Monte Pelegrino, nas proximidades de Palermo, onde morreu.
A reverência a Santa Rosália é documentado desde 1196. Promovido pelos Beneditinos, já no século XIII era bastante difundido. É tida como protetora contra doenças infecciosas. Segundo a lenda, em 1624 salvou Palermo da peste. Naquele ano, grassava uma terrível epidemia na cidade, quando a santa apareceu em sonho a um caçador e indicou-lhe onde estariam seus restos mortais, ordenando que fossem levados em procissão. O caçador obedeceu e a epidemia cessou. Desde então, seria venerada como santa padroeira de Palermo - "desbancando" Santa Cristina, Santa Olívia, Santa Ninfa e Santa Ágata.
É chamada "a Santuzza" (a santinha), pelos palermitanos. Em 25 de agosto de 1624 , quarenta dias após a descoberta dos ossos, dois pedreiros, enquanto executavam trabalhos junto ao convento dos dominicanos de Santo Estêvão de Quisquina, acharam, numa gruta, uma inscrição latina, muito rudimentar, que dizia:
Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales
Nenhum comentário:
Postar um comentário