PLOT Cripta del Santuario.
Fotos: Findagrave
Descrição tumular: Helio Rubiales
PERSONAGEM
José de Cupertino, nascido Giuseppe Desa (Copertino, 17 de junho de 1603 — Ósimo, 18 de setembro de 1663), foi um santo da Igreja Católica, que apesar da sua grande confusão mental, chegando ao ponto se chamar a si próprio “irmão burro” perante os frades menores do Santuário da Grottella que o tinham recebido, comentava o Evangelho com toda a predileção, Tal fato é visto como uma ação divina, tal como outras das suas capacidades fenomenais, que lhe foram atribuídas, nomeadamente o da levitação.
Morreu aos 59 anos.
HISTÓRIA
É considerado o santo padroeiro dos viajantes do ar e aéreos, nomeadamente aviadores e astronautas assim como os alunos com deficiência mental ou com "cabeça no ar".
No cinema, sua vida foi apresentada no filme The Reluctant Saint (1962), de Edward Dmytryk.
Desajeitado e estabanado Talvez por causa de toda a dificuldade que sua família passou, José cresceu com sérias dificuldades de aprendizado, tanto que não conseguiu aprender a ler. Teve sempre uma saúde muito fraca na infância e adolescência. Nessa fase, por várias vezes, esteve entre a vida e a morte. Além disso, possivelmente por alguma falta de coordenação motora, era desajeitado com as coisas, estabanado. Por isso, era quase sempre ridicularizado e motivo de chacota onde quer que chegava.
Na linguagem de hoje, diríamos que José de Cupertino era vítima de bulling por causa de suas limitações.
MORTE
Em 1657, São José de Cupertino foi transferido para Ósio, que ficava perto de Loreto. Quando chegou lá, disse: "Este é o lugar de meu descanso". Ele viveu ali mais seis anos e faleceu no dia 17 de setembro de 1663. Imediatamente começaram as peregrinações ao seu túmulo e graças sobre graças foram alcançadas por milhares de fiéis através de sua intercessão. No ano 1767 foi canonizado pelo Papa Clemente XIII.
Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales
Nenhum comentário:
Postar um comentário