“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

20 de mar. de 2018

SÃO JOSÉ DE CUPERTINO - Arte Tumular - 1288 - Chiesa di San Francesco di Osimo Osimo, Provincia di Ancona, Marche, Italy




ARTE TUMULAR 
Na cripta do santuário, duas esculturas de anjos suspendem a urna lacrada com vidro, contendo no seu interior as relíquias do santo.
Local:  Chiesa di San Francesco di Osimo Osimo, Provincia di Ancona, Marche, Italy
            PLOT Cripta del Santuario.
Fotos: Findagrave
Descrição tumular: Helio Rubiales




PERSONAGEM
José de Cupertino, nascido Giuseppe Desa (Copertino, 17 de junho de 1603 — Ósimo, 18 de setembro de 1663), foi um santo da Igreja Católica, que apesar da sua grande confusão mental, chegando ao ponto se chamar a si próprio “irmão burro” perante os frades menores do Santuário da Grottella que o tinham recebido, comentava o Evangelho com toda a predileção, Tal fato é visto como uma ação divina, tal como outras das suas capacidades fenomenais, que lhe foram atribuídas, nomeadamente o da levitação.
Morreu aos 59 anos.

HISTÓRIA
É considerado o santo padroeiro dos viajantes do ar e aéreos, nomeadamente aviadores e astronautas assim como os alunos com deficiência mental ou com "cabeça no ar".

 No cinema, sua vida foi apresentada no filme The Reluctant Saint (1962), de Edward Dmytryk. 

Desajeitado e estabanado Talvez por causa de toda a dificuldade que sua família passou, José cresceu com sérias dificuldades de aprendizado, tanto que não conseguiu aprender a ler. Teve sempre uma saúde muito fraca na infância e adolescência. Nessa fase, por várias vezes, esteve entre a vida e a morte. Além disso, possivelmente por alguma falta de coordenação motora, era desajeitado com as coisas, estabanado. Por isso, era quase sempre ridicularizado e motivo de chacota onde quer que chegava.

Na linguagem de hoje, diríamos que José de Cupertino era vítima de bulling por causa de suas limitações.

MORTE
Em 1657, São José de Cupertino foi transferido para Ósio, que ficava perto de Loreto. Quando chegou lá, disse: "Este é o lugar de meu descanso". Ele viveu ali mais seis anos e faleceu no dia 17 de setembro de 1663. Imediatamente começaram as peregrinações ao seu túmulo e graças sobre graças foram alcançadas por milhares de fiéis através de sua intercessão. No ano 1767 foi canonizado pelo Papa Clemente XIII.

Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: