“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

11 de mar. de 2018

PADRE PIO - Arte Tumular - 1266 - Padre Pio Shrine San Giovanni Rotondo, Provincia di Foggia, Puglia, Italy










Altar
ARTE TUMULAR
Apos a exumação do corpo do Padre, o mesmo recebeu tratamento químico para permanecer preservado apo a exumação. Para tanto, foi aplicada  "uma elevada concentração de formalina  em álcool" . Esse procedimento foi completado com creosoto,  ácido benzoico e essência de turpetina. Depois disso o corpo foi envolvido por faixas embebidas em substancias embalsamadoras, com exceção da cabeça. Depois o corpo foi colocado sobre um colchão cheio de gel sílica, para absolver a umidade. Por fim foi colocado dentro de uma urna com tecnologia especial: o ar dentro  da urna foi subsistido por nitrogênio, o que evita qualquer processo oxidativo e inibe o crescimento d microflora bacteriana e fungos aeróbicos. O corpo dentro da urna se apoia sobre uma base de mármore e fechadas com vidros triplos.
Local: Padre Pio Shrine San Giovanni Rotondo, Província de Foggia, Puglia, Itália.
FotosÇ findagrave, wikipedia.
Descrição tumular: Helio Rubiales



PERSONAGEM
Padre Pio de Pietrelcina, nascido Francesco Forgione, OFM Cap (Pietrelcina, 25 de maio de 1887 — San Giovanni Rotondo, 23 de setembro de 1968) foi um frade e sacerdote católico italiano, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, elevado a santo pela Igreja Católica como São Pio de Pietrelcina. 
Morreu aos 81 anos.

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Foi, ainda em vida, alvo de uma veneração popular de grandes proporções, principalmente em razão de seus muitos carismas e dons espirituais: o dom da bilocação, o dom da levitação, das curas milagrosas, dos perfumes que exalava, entre outros.

Padre Pio nasceu em 25 de Maio de 1887 na localidade de Pietrelcina, muito próxima à cidade de Benevento, na Itália. Foi um dos sete filhos de Grazio Forgione e Maria Giuseppa De Nunzio. No dia seguinte ao seu nascimento foi batizado com o nome de Francisco e, mais tarde, seria, de fato, um grande seguidor de São Francisco de Assis.

 Quando criança era muito assíduo com as coisas de Deus, tendo uma inigualável admiração por Nossa Senhora e o seu Filho Jesus, que os via constantemente devido a tanta familiaridade. Foram Jesus e Maria que apareceram a ele quando ele recebeu pela primeira vez as dolorosas chagas de Cristo em 1910.

SINAIS
Entre os sinais milagrosos que lhe são atribuídos encontram-se as estigmas, que duraram cinqüenta anos (20 de setembro de 1918 a 23 de setembro de 1968), e o dom da bilocação.

Entre os muitos milagres, está a cura do pequeno Matteo Pio Colella de San Giovanni Rotondo sobre o qual se assentou todo processo canônico que fizeram do frade São Pio. Entre os tantos relatos de bilocação, há o contado por Dom Luigi Orione também proclamado recentemente santo. Santo Orione contou que em 1925, sendo um dos tantos devotos de Santa Teresa de Lisieux, encontrava-se na praça de São Pedro para as celebrações em honra da mística francesa quando apareceu inesperadamente em sua frente Padre Pio. Todavia, segundo o relato de muitas pessoas, Pio nunca saiu do convento onde viveu de 1918 até sua morte.

ESTIGMAS
Padre Pio recebeu seu primeiro estigma aos 23 anos durante um período de convalescença em casa. Desejando não chamar atenção para si próprio, ele suplicou a Deus para lhe tirar os sinais das chagas de Cristo. Deus respondeu à sua oração. Os sinais externos do estigma sumiram. Em setembro de 1918, contudo, depois de ser transferido para um convento de frades capuchinhos muito pobre e distante, o Convento de Santa Maria das Graças em San Giovanni Rotondo, o Padre Pio recebeu os sinais físicos dos estigmas novamente.

 Por 50 anos, ele carregou aquelas dolorosas chagas que causavam não somente agonia física, mas também sofrimento psicológico e espiritual. Padre Pio, um humilde frei que desejava permanecer oculto e que uma vez referiu-se a si próprio como insosso "macarrão sem sal", de repente tornou-se o centro das atenções

MORTE
Morreu em 23 de setembro de 1968 (81 anos) em San Giovanni Rotondo, Itália.
Fonte: pt.wikpedia.org
Formatação:Helio Rubiales Apos a exumação do corpo do Padre, o mesmo recebeu tratamento químico para permanecer preservado após a exumação, foi aplicada “uma solução de elevada concentração de formalina em álcool”. O procedimento foi completado com creosoto, ácido benzoico e essência de turpetina. O corpo foi envolvido com faixas embebidas em uma solução química embalsamadora, com exceção da cabeça. Depois foi colocado sobre um colchão cheio de gel sílica, para absorver a umidade. Por fim, foi colocado dentro de uma urna com tecnologia especial: o ar dentro dela foi substituído por nitrogênio, o que evita qualquer processo oxidativo e inibe o desenvolvimento de microflora bacteriana e fungos aeróbicos. O corpo dentro da urna, se apoia sobre uma base de mármore e fechada com vidros tripos Local: Padre Pio Shrine San Giovanni Rotondo, Provincia di Foggia, Puglia, Italy Fotos: wikipedia, findagrave Descrição tumular: Helio Rubiales

Nenhum comentário: