“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

8 de mar. de 2018

JOSEPH BONANNO - Arte Tumular - 1254 -Holy Hope Cemetery and Mausoleum Tucson, Pima County, Arizona, USA









ARTE TUMULAR
Construção em mármore ao nível do piso do cemitério , destacam-se sete criptas, uma ao lado da outra, numa representação de fraternidade. Numa delas destaca-se a cripta de Bonano, encerrada por uma placa de mármore, com uma placa de bronze com o seu nome e datas, destacando as palavras: Deus, Família, Tradiução.

Local:  Holy Hope Cemetery and Mausoleum Tucson, Pima County, Arizona, USA
            PLOT Altar of St. Thomas, section 7

Joe Bonanno
NomeJoseph Bonanno
Data de nascimento18 de janeiro de 1905
Local de nascimentoCastellammare del GolfoSicília
Reino da Itália
Data de morte11 de maio de 2002 (97 anos)
Local de morteTucsonArizona
EUA
Nacionalidade(s)Italiano
norte-americano
Crime(s)Formação de quadrilha, associação com a máfia
Pena22 meses (década de 1980)
SituaçãoFalecido
Afiliação(ões)Família BonannoLucky LucianoFrank CostelloVito GenoveseAl Capone
PERSONAGEM
Joseph "Joe Bananas" Bonanno ou Joe Bonanno (Castellammare del Golfo, Sicília, 18 de Janeiro de 1905 — Tucson, 11 de Maio de 2002) foi um mafioso ítalo-americano.
Morreu aos 97 anos.




SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Nasceu com o nome de Giuseppe e, mais tarde, mudou para Joseph. Com apenas três anos de idade emigrou para os EUA, onde se tornou um dos mafiosos mais famosos daquela época. Junto com outros mafiosos, como Lucky Luciano, Frank Costello e Vito Genovese, Bonanno criou uma organização criminosa que teve repercussões na economia americana. Ele tinha 26 anos quando se tornou capo de uma das cinco famílias que dominaram o submundo nova-iorquino na década de 1930.

A história da Máfia deve muito aos Bonanno e a seu capo, Joe. Foi dele a ideia de reunir as cinco famílias em guerra e propor uma trégua, conhecida como “Pax Bonanno”. Mario Puzo retratou com maestria o episódio em seu romance O Poderoso Chefão, obra inspirada no mafioso, e que por sua vez serviu de base para o roteiro do filme O Poderoso Chefão, de 1972.

Ele era um dos integrantes originais da Comissão, o seleto grupo de chefões da Máfia, criado para resolver disputas internas das famílias e, durante os anos de 1950 e 1960, Bonanno dirigiu a Comissão.

Ele foi preso várias vezes na década de 1930, quando supostamente estava ligado a Al Capone, mas passou apenas dois anos na cadeia. Só na década de 1980 ele voltou, para cumprir pena de 22 meses por obstrução da justiça e desprezo pelas autoridades.

Ele colaborou com Luciano na aliança que levou a Máfia a dar sustentação ao desembarque das tropas aliadas na Sicília, durante a Segunda Guerra Mundial.

MORTE
 O capo morreu de insuficiência cardíaca, em Tucson, no Arizona, aos 97 anos, onde, milionário, vivia com filhos e netos, deixando uma enorme fortuna e várias histórias, algumas documentadas em sua autobiografia de 1983, intitulada A Man of Honor (Um Homem de Honra).

Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: