Precedido por Carlomano | Prefeito do palácio da Austrásia 741 - 751 | Sucedido por Título deixa de existir |
Precedido por Carlos Martel | Prefeito do palácio da Nêustria 747 - 751 | Sucedido por Título deixa de existir |
Precedido por Quilderico III | Rei dos francos 751 - 768 | Sucedido por Carlos Magno e Carlomano I |
ARTE TUMULAR
Sobre uma base retangular de mármore, destaca-se deitado a escultura do rei coroado e com todos os objetos reais
LOCAL: Saint Denis Basilique Saint-Denis, Departement de Seine-Saint-Denis, Île-de-Fran France
Fotos: Findagrave
Descrição tumular: Helio Rubiales
PERSONAGEM
Pepin the Short ( português: Pepino o Breve, alemão : Pippin der Kleine , francês : Pépin le Bref , v . 714 - 24 de setembro de 768) foi o rei dos francos de 751 até sua morte. Ele foi o primeiro dos carolíngios a se tornar rei.
Morreu aos 54 anos.
Os irmãos estavam ativos na supressão de revoltas lideradas pelos bávaros , aquitanos , saxões e alemães nos primeiros anos de seu reinado. Em 743, eles encerraram o interregno franco, escolhendo Childeric III , que seria o último monarca merovíngio , como o chefe de proxies dos francos. Sendo bem dispostos em relação à igreja e ao Papado por causa de sua educação eclesiástica, Pepin e Carloman continuaram o trabalho de seu pai em apoiar São Nicolau na reforma da igreja franca e na evangelização dos saxões.
PEPINO ÚNICO GOVERNANTE
Depois de Carloman, que era um homem intensamente piedoso, se retirou para a vida religiosa em 747, Pepin tornou-se o único governante dos francos. Ele suprimiu uma revolta liderada por seu meio-irmão Grifo , e conseguiu se tornar o mestre incontestável de toda a França.
Pepin então forçou Childeric a um mosteiro e ele próprio proclamou o rei dos Francos com o apoio do Papa Zachary em 751. A decisão não foi apoiada por todos os membros da família carolíngia e Pepin teve que derrubar uma revolta liderada por Carloman's filho, Drogo , e novamente por Grifo.
Como rei, Pepin embarcou em um programa ambicioso para expandir seu poder. Reformou a legislação dos francos e continuou as reformas eclesiásticas de Bonifácio. Pepin também interveio em favor do Papado de Stephen II contra os Lombards na Itália . Ele conseguiu garantir várias cidades, o que ele deu ao Papa como parte da Doação de Pepin . Isso constituiu a base jurídica para os Estados papais na Idade Média. Os bizantinos , desejosos de fazer boas relações com o poder crescente do império franco, deram a Pepin o título de Patricio .
Em guerras de expansão, Pepin conquistou a Septimania dos omeyas islâmicos e subjugou os reinos do sul, derrotando repetidamente Waifer de Aquitânia e suas tropas bascas , após o que os senhores bascos e aquitanos não viram nenhuma opção senão prometer lealdade aos francos. Pepin estava, no entanto, incomodado pelas implacáveis revoltas dos saxões e dos bávaros. Ele fez campanha incansavelmente na Alemanha , mas a subjugação final dessas tribos foi deixada aos seus sucessores.
MORTE
Pepin morreu em 768 e foi sucedido por seus filhos, Charlemagne e Carloman . Embora inquestionavelmente um dos governantes mais poderosos e bem-sucedidos de seu tempo, o reinado de Pepin é amplamente obscurecido por aquele de seu filho mais famoso.
Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales
Nenhum comentário:
Postar um comentário