SEPULTAMENTO
Capitão David Brown, da Marinha dos EUA, foi enterrado em Arlington na Seção 46, Sepultura 1180-3, em 12 de março de 2003.
Capitão Laurel Blair Salton Clark, MD, da Marinha dos EUA, foi enterrado na Seção 46, Sepultura 1180-2 em 10 de março, 2003.
O tenente-coronel Michael P. Anderson, da Força Aérea dos Estados Unidos, foi enterrado na Seção 46, Sepultura 1180-1 em 7 de março de 2003.
Local: Arlington National Cemetery * Arlington Arlington County Virginia, USA
Plot: Section 46, Grid O-23.5 Space Shuttle Columbia Memorial
Os outros tripulantes foram sepultados em outros locais (procurar no índice)
William C. McCool - Piloto
Michael P. Anderson, - Comandante de carga
David M. Brown - Especialista da missão 1
Kalpana Chawla - Especialista da missão 2
Laurel Blair Salton Clark - Especialista da missão 4
Ilan Ramon. - Especialista da carga 1
Esta missão de cariz científico teve a duração de dezesseis dias ao longo dos quais foram cumpridas com sucesso, as cerca de oitenta experiências programadas.
Momentos após a desintegração do Columbia, milhares de destroços em chamas caíram sobre uma extensa faixa terrestre, essencialmente no estado do Texas, e na Louisiana, alguns dos quais atingiram casas de habitação, empresas e escolas. Afortunadamente entre a população ninguém ficou ferido. A recolha dos destroços prolongou-se de forma intensiva até meados de Abril daquele ano, ao longo de 40.000 km² dos quais 2.850 km² percorridos a pé, e os restantes utilizando meios aéreos ou navais junto à linha costeira da Califórnia. Foram recolhidos 83 mil pedaços do Columbia, correspondentes a 37% da massa total da nave, entre os destroços encontravam-se também parte dos restos mortais dos astronautas.
Foi constituída uma comissão independente de inquérito ao acidente, a Columbia Accident Investigation Board (CAIB), que produziu um relatório oficial de 400 páginas após quase sete meses de investigação, no qual foram apontadas as causas técnicas e organizacionais que estiveram direta ou indiretamente envolvidas na origem da destruição do Columbia. Foram ainda perspectivadas hipotéticas soluções de resgate da tripulação e elaboradas 29 recomendações a implementar, 15 das quais de cumprimento obrigatório, sem o qual não poderia haver um regresso aos voos.
Fonte: pt.wikipedia.org,
Formatação e pesquisa: Helio Rubiales
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