Descrição tumular: Helio Rubiales
José Antonio Primo de Rivera y Sáenz de Heredia (Madrid, 24 de Abril de 1903 - Alicante, 20 de Novembro de 1936) foi um advogado e político espanhol.
SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Político espanhol, nascido em 1903 e falecido em 1936, foi o fundador em 1933 do partido fascista espanhol denominado a Falange Espanhola ou, simplesmente, a Falange. Era originário de uma abastada família militar da Andaluzia, que teve no seu pai, Miguel Primo de Rivera y Orbaneja, a figura mais destacada, pois este fora ditador de Espanha de 1923 a 1930.Na sua juventude, escolheu a carreira política para honrar a memória de seu pai. De início não foi muito bem sucedido porque foi derrotado nas eleições de 1931 pelo Partido Monárquico. O seu interesse pelo fascismo cresceu em 1933, devido ao sucesso alcançado por Adolf Hitler, e nesse ano chegou mesmo a visitar Benito Mussolini e no ano seguinte a conhecer Hitler em Berlim. O nascimento do partido fascista conduziu a um clima de violência que antecedeu a Guerra Civil espanhola. Em 1933, foi eleito para o Parlamento pelo círculo de Cádiz e, no ano seguinte, fundiu a Falange com as Juntas de Ofensiva Nacional-Sindicalista, uma aliança que foi difícil de manter, obrigando-o a recorrer à ajuda de Mussolini. Nas eleições de 1936 não conseguiu angariar os apoios necessários e foi novamente vencido, e a 14 de março desse ano foi detido. Na prisão de Alicante preparou a ascensão de Francisco Franco, mas acabou por ser assassinado no estabelecimento prisional a 20 de novembro de 1936.
MORTE
Foi executado pelas forças republicanas no pátio da Prisão de Alicante e está sepultado no Valle de los Caídos, perto de Madrid
Fontes:
Pt.wikipedia.org
http://www.infopedia.pt/
Formatação: Helio Rubiales
Nenhum comentário:
Postar um comentário