“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

1 de jun. de 2012

GEÓRGIA GOMIDE - Arte Tumular - 761 - Cemitério da Consolação, São Paulo., Brasil






ARTE TUMULAR 
Base tumular de formato quadrado com uma tampo retangular na parte central com uma cruz latina e os nomes das família 
Local: Cemitério da Consolação, São Paulo., Brasil
          Quadra 13 - Terreno 52
Coordenadas do GPS; Clique para localizar o túmulo:  23°33'00.4"S, 46°39'22.1''W]
Descrição tumular: Helio Rubiales



PERSONAGEM 
Elfriede Helene Gomide Witecy, mais conhecida como Geórgia Gomide, (São Paulo,17 de agosto de 1937 — São Paulo, 29 de janeiro de 2011) foi uma atriz brasileira. 
Morreu aos 73 anos de idade. 

BIOGRAFIA 
Geórgia Gomide trabalhou na TV Tupi, TV Excelsior, TV Record, TV Globo e SBT, entre outras. Participou de várias novelas importantes como Redenção, As Pupilas do Senhor Reitor, Éramos Seis e O Direito de Nascer. Na TV Globo seus maiores sucessos foram como a dona da cantina italiana Bina em Vereda Tropical de Carlos Lombardi e a maquiavélica Donana na novela de Ivani Ribeiro Hipertensão, além das minisséries Anos Rebeldes e O Quinto dos Infernos. Em Calúnia (teleteatro de 1963 na TV Tupi) protagonizou o primeiro beijo entre pessoas do mesmo sexo da história da TV brasileira, escandalizando a sociedade ao representar uma professora lésbica. 

MORTE 
Morreu dia 29 de janeiro de 2011, aos 73 anos, de infecção generalizada. 
Fonte: pt.wikipedia.org 
Formatação e pesquisa: Helio Rubiales

3 comentários:

jaime palhinha disse...

ALÉM DE TER SIDO UMA GRANDE ATRIZ E MULHER MUITO BONITA, FOI MINHA MELHOR AMIGA NOS 9 ANOS QUE DUROU NOSSA GRANDE AMIZADE. EU A AMAVA DE VERDADE, E ELA A MIM. PASSOU O SEU ÚLTIMO NATAL EM 2010 EM MINHA CASA, E JÁ ESTAVA MAGRINHA E COM PROBLEMAS URINÁRIOS. DORMIU LÁ EM CASA E DE MANHÃ SEU FILHO DANIEL VEIO BUSCÁ-LA. QUANDO ELA FALECEU UM MÊS DEPOIS NÃO SAÍ UM SEGUNDO DE PERTO DE SEU CAIXÃO NEM NO VELÓRIO NEM NO ENTERRO.CHOREI BASTANTE MUITOS DIAS SEGUIDOS DE SAUDADES, E AINDA HOJE SINTO MUITO A SUA FALTA. O DANIEL ME DEU TODO O ESPÓLIO ARTISTICO DELA, QUE TENHO GUARDADO COM MUITO CARINHO. NO MESMO ANO, 2011 CRIEI O TROFÉU GEORGIA GOMIDE PARA IMORTALIZÁ-LA. JÁ DEI O MESMO A MAIS DE 20 ARTISTAS - ANGELA MARIA, CAUBY PEIXOTO, JUCA DE OLIVEIRA, EDITH VEIGA, ROBERTO LUNA, NILTON CÉSAR, MARCIA REAL, ETC ETC.
ELA VIVERÁ PARA SEMPRE NA MEMÓRIA DE TODOS QUE A CONHECERAM.
QUE SAUDADES MINHA AMIGA... QUE SAUDADES...

William Medeiros Schneider disse...

Lindo comentário jaime

Cláudio BH disse...

Revendo a novela Vereda Tropical de 1984, vejo o quão bonita e excelente atriz ela foi.