“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

1 de mar. de 2012

KHALIL GIBRAN - Arte Tumular - 742 - Mosteiro Mar Sarkis Bsharri Ash Shamal, Líbano








ARTE TUMULAR
Seu corpo foi sepultado no Mosteiro onde ele brincava na sua infância, no refúgio de uma caverna cheia de curvas como uma igreja maronita. O seu caixão foi decorado com madeira de oliveira antiga, como se fosse retirada do pomar onde Jesus rezou . Junto ao seu túmulo está escrita a frase: " Eu estou vivo como você, e de pé ao seu lado. Feche os olhos  e ao olhar ao redor me verá na sua frente"
Local: Mosteiro Mar Sarkis Bsharri Ash Shamal, Líbano
Fotos: Zimbobway, wikipedia commons
Descrição tumular: Helio Rubiales


PERSONAGEM
Gibran Khalil Gibran (جبران خليل جبران بن ميکائيل بن سعد; em siríaco: ܓ̰ܒܪܢ ܚܠܝܠ ܓ̰ܒܪܢ; Bicharre, 6 de janeiro de 1883 – Nova Iorque, 10 de abril de 1931, também conhecido simplesmente como Khalil Gibran, foi um ensaísta, filósofo, prosador, poeta, conferencista e pintor de origem libanesa, cujos escritos, eivados de profunda e simples beleza e espiritualidade, alcançaram a admiração do público de todo o mundo.
Morreu aos 48 anos de idade.
NOME
Seu nome completo transliterado para línguas ocidentais (de base alfabética predominantemente neo-latina), é Gibran Khalil Gibran, assim assinando em árabe. Em inglês (pois foi nos Estados Unidos da América que ele desenvolveu a maior parte da sua atividade produtiva), preferiu a forma reduzida e ligeiramente modificada de Khalil Gibran. E assim se conhece em todo o mundo ocidental.
SINOPSE
Em sua relativamente curta, porém prolífica existência (viveu apenas 48 anos), Khalil Gibran produziu obra literária acentuada e artisticamente marcada pelo misticismo oriental, que — por essa razão — alcançou popularidade em todo o mundo. Sua obra, acentuadamente romântica e influenciada por fontes de aparente contraste como a Bíblia, Nietzsche e William Blake, trata de temas como o amor, a amizade, a morte e a natureza, entre outros. Escrita em inglês e árabe, expressa as inclinações religiosas e mística do autor. Sua obra mais conhecida é o livro O Profeta, que foi originalmente publicado no idioma inglês e traduzido para inúmeros outros idiomas mundo afora. Outro livro de destaque é Asas Partidas, em que o autor fala de sua primeira história de amor.
BIOGRAFIA
Gibran nasceu de um católico maronita família da cidade histórica de Bsharri no norte do Líbano .  Sua mãe Kamila, filha de um sacerdote, tinha 30 quando ele nasceu,. seu pai Khalil foi seu terceiro marido . Como resultado da pobreza de sua família, Gibran não recebeu educação formal durante sua juventude. No entanto, os sacerdotes visitaram-no  regularmente e lhe ensinaram sobre a Bíblia , bem como o árabe e línguas siríaco.  O seu pai trabalhou inicialmente em uma farmácia , mas, com dívidas de jogo que ele era incapaz de pagar,  trabalhar para num local Otomano, como administrador nomeado.
Por volta de 1891, devido a muitas reclamações , levou o administrador a ser removido e sua equipe investigada.   Gibran (pai) foi preso por peculato, e toda as propriedades   de sua família foram confiscadas pelas autoridades. Kamila Gibran decidiu seguir junto com o seu irmão para o Nova York em 25 de junho de 1895, com Khalil, suas jovens irmãs Mariana e Sultana, e seu meio-irmão mais velho, Pedro (em árabe, Butrus ).
Os Gibrans estabeleceram-se em Boston, na época a segunda maior comunidade sírio-libanesa  nos Estados Unidos. Devido a um erro na escola, ele foi registrado como Kahlil Gibran .
Sua mãe começou a trabalhar como costureira mascate, vendendo rendas e linhos que ela carregava de porta em porta. Gibran começou a escola em 30 de setembro de 1895. Os funcionários da escola o colocaram em uma classe especial para os imigrantes  aprenderem Inglês . Gibran também foi matriculados em uma escola de arte . Através de seus professores , ele foi apresentado para o avant-garde artista Boston, fotógrafo e editor Fred Holland Day ,  que incentivou e apoiou Gibran em seus esforços criativos. A editora usou alguns dos desenhos de Gibran para capas de livros em 1898. A mãe Gibran, junto com seu irmão mais velho Pedro, queriam que ele absorvesse mais de sua própria herança cultural, assim com 15 anos de idade, Gibran
voltou para sua terra natal para estudar em uma escola preparatória maronita de ensino superior em Beirute, chamado Al-Hikma (La Sagesse). Ele iniciou uma revista literária estudantil com um colega e foi eleito o "Poeta da Faculdade". Ele ficou lá por vários anos antes de retornar a Boston em 1902.  Duas semanas antes dele voltar, sua irmã Sultana morreu de tuberculose na idade de 14 anos. No ano seguinte, Pedro morreu da mesma doença e sua mãe morreu de câncer . Sua irmã Mariana apoiou  Gibran  trabalhando na loja de uma costureira.
Gibran realizou a sua primeira exposição de arte de seus desenhos em 1904 em Boston .  Durante esta exposição, Gibran conheceu Mary Elizabeth Haskell, uma diretora respeitada dez anos mais velho. Os dois formaram uma amizade importante que durou o resto da vida de Gibran.
MORTE
Gibran morreu em Nova York em 10 de abril de 1931: a causa foi determinada como sendo cirrose do fígado e tuberculose . Antes de sua morte, Gibran expressou o desejo que ele fosse enterrado no Líbano. Este desejo foi cumprido em 1932, quando Mary Haskell e sua irmã Mariana adquiriram o Mar Sarkis, mosteiro Carmelita no Líbano , que desde então se tornou o Museu Gibran
Fonte: en.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: