O primeiro enterro em 23.11.1263, foi realizado na Abadia da Igreja da Natividade da Santíssima Mãe de Deus, em Vladimir.
O segundo enterro foi realizado em 1724, no governo de Pedro I, onde foi transferido para São Petersburgo e sepultado no Mosteiro Alexander Nevsky.
O terceiro sepultamento teve lugar no mesmo Mosteiro em 1750, quando a imperatriz Elizabeth Petrovna (filha de Pedro) encomendou a construção de um santuário com cerca de 1 tonelada e meia de prata pura (veja a foto abaixo), hoje fazendo parte da coleção do Museu Hermitage.
O quarto sepultamento, mais modesto, que pode ser visto na foto acima, é onde se encontra de fato os restos mortais do santo, que foi ordenado pela imperatriz Catarina II, a Grande, em 1790. Esta é portanto a tumba verdadeira.
Muitas vezes mencionada como o túmulo de Santo Alexander Nevsky. No entanto, é agora um cenotáfio pertencente à colecção do Museu Hermitage (São Petersburgo). Ela continha as relíquias do santo até 1790. É feita de uma toneladas e meia de prata pura.
Local: Alexander Nevsky Monastery, Saint Petersburg,,Saint Petersburg Federal City, Russian Federation
Fotos: Rogerio Monteiro, Mongoose
Descrição tumular: Helio Rubiales
Santo Alexandre Nevsky, em russo: Александр Ярославич Невскийouvir (30 de maio de 1220? – 14 de novembro de 1263) foi o grande líder da Rússia medieval, e ajudou a preservar sua identidade ortodoxa durante o período de incessantes ataques vindos do leste e oeste.
SINOPSE
Nascido em Pereslavl-Zalessky, Alexandre foi o quarto filho do príncipe Yaroslav Vsevolodovich, e aparentemente tinha pouca chance de reclamar o trono dourado de Vladimir. Em 1236, contudo, ele foi chamado pelos Novgorodianos para se tornar kniaz' (ou príncipe) de Novgorod e, como líder militar da cidade, defender as terras a noroeste dos invasores suecos e alemães. Após o desembarque do exército sueco na confluência dos rios Izhora e Neva, Alexandre e seu pequeno exército atacaram repentinamente, em 15 de julho de 1240, destruindo completamente o exército sueco. A Batalha do Neva de 1240 salvou a Rússia de uma invasão inimiga em larga escala pelo norte. Como resultado, Alexandre, com 19 anos, recebeu o nome de "Nevsky" (em russo, "do Neva"). A vitória fortaleceu a influência política de Nevsky, mas ao mesmo tempo deteriorou sua relação com os boiares. Logo, Alexandre precisou abandonar Novgorod por causa deste conflito.
Após a invasão da Rússia pelos Cavaleiros Teutónicos, as autoridades de Novgorod convocaram Alexandre Nevsky. Na primavera de 1241 ele retornou do "exílio", reuniu rapidamente um exército e expulsou os invasores das cidades russas. Muitos historiadores russos consideram o cerco de Kopor'ye e Pskov como um exemplo da sofisticada arte militar de sitiar fortalezas. Alexandre e seus homens enfrentaram a cavalaria teutónica, comandada pelo Magistério da Ordem, Hermann, irmão de Albert de Buxhoeveden, o Cristianizador Católico da Livônia. Nevsky enfrentou o inimigo sobre o gelo do lago Chudskoye, e esmagou os Cavaleiros Teutónicos durante a Batalha do Lago Peipus em 5 de abril de 1242. As tentativas germânicas de invadir a Rússia continuaram sendo frustradas durante muitos séculos.
A vitória de Alexandre foi um evento significativo na história da Idade Média. A infantaria russa havia cercado e derrotado um exército de cavaleiros montados, protegidos por armaduras pesadas, muito antes que os infantes do oeste europeu aprendessem a derrotar cavaleiros montados. A grande vitória de Nevsky contra a Ordem Teutónica aparentemente envolveu a morte de poucos cavaleiros, e não as centenas indicadas por historiadores russos; as primeiras batalhas medievais decisivas foram conquistadas e perdidas por forças pequenas, aos olhos modernos. O valor cultural da vitória era incrivelmente maior do que seu valor estratégico, naquela época, e até hoje. (2011)
MORTE
Graças à amizade com o Grande Khan, Alexandre foi instaurado como Grão Príncipe de Vladimir (ou seja, supremo comandante russo) em 1252. Uma década depois, Alexandre morreu na cidade de Gorodets-sobre-o-Volga, enquanto regressava de Sarai, a capital da Horda Dourada. Foi enterrado em Vladimir e canonizado pela Igreja Ortodoxa Russa em 1547.
Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales
Nenhum comentário:
Postar um comentário