“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

31 de mar. de 2010

NAPOLEON BONAPARTE II - Arte Tumular - 372 - Les Invalides, Paris ,Ile-de-France, França


Napoleão II de França
Casa de Bonaparte
20 de março de 1811 – 22 de julho de 1832
Precedido por
Napoleão I
Grandes Armes Impériales (1804-1815)2.svg
Imperador dos Franceses
22 de junho de 1815 – 7 de julho de 1815
Sucedido por
Luís XVIII
Título criadoBlason Roi de Rome.svg
Rei de Roma
20 de março de 1811 – 11 de abril de 1814
Título abolido
Coat of Arms of the Duke of Reichstadt (Variant 2).svg
Duque de Reichstadt
22 de julho de 1818 – 22 de julho de 1832







ARTE TUMULAR
Desde a sua morte esteve sepultado num sarcófago em Viena. No dia 15 de dezembro de 1940 foi devolvido à França pelo ditador A.Hitler, onde permanece sepultado próximo ao seu pai na Igreja do Domo. No solo uma placa de mármore branco com o seu nome e datas gravados identifica o túmulo, onde se lê: “Napoleon II Rei de Roma” (esse fato nunca ocorreu). Logo atrás, sobre um pedestal em mármore ergue-se uma escultura em mármore do imperador, trajando um manto real decorado em dourado e coroado com uma guirlanda de louros. Envolvendo o conjunto, dois pilares formam o portal.
LOCAL:Les Invalides, Paris ,Ile-de-France, França
Lote: L'Eglise du Dôme
Fotos: Wrll, David Conway
Descrição Tumular:Helio Rubiales

Napoleão II
Imperador dos Franceses
Reinado22 de junho de 1815
7 de julho de 1815
Antecessor(a)Napoleão I
Sucessor(a)Luís XVIII
RegenteJoseph Fouché
Rei de Roma
Reinado20 de março de 1811
11 de abril de 1814
Duque de Reichstadt
Reinado22 de julho de 1818
22 de julho de 1832
 
CasaBonaparte
Nome completoNapoleão Francisco Carlos José Bonaparte
Nascimento20 de março de 1811
 Palácio das TulheriasParisFrança
Morte22 de julho de 1832 (21 anos)
 Palácio de SchönbrunnVienaÁustria
EnterroHôtel des InvalidesParisFrança
PaiNapoleão Bonaparte
MãeMaria Luísa da Áustria
ReligiãoCatolicismo

PERSONAGEM
Napoléon François Joseph Charles Bonaparte, Duke of Reichstadt (20 de março de 1811 - 22 de Julho de 1832) era filho de Napoleão Bonaparte e sua segunda esposa, Maria Luísa de Áustria. Ele era conhecido desde o nascimento como o "Sua Majestade o Rei de Roma", que Napoleon I foi declarado o título de cortesia do herdeiro aparente. Seu pai abdicou em seu favor, transferindo para ele o título de Imperador da França, em 1815.
Morreu aos 21 anos de idade.


BIOGRAFIA
Napoléon François Joseph Charles Bonaparte nasceu no Palácio das Tulherias, em Paris ao Imperador Napoleão Bonaparte e sua segunda esposa, Maria Luísa de Áustria em 1811.Napoléon declarou-o seu herdeiro aparente e deu-lhe o estilo de "Sua Majestade o Rei de Roma". Três anos mais tarde, o Primeiro Império Francês para o qual ele foi herdeiro desmoronou. Napoleão queria abdicar do trono em favor de seu filho bebê, mas as potências aliadas, por insistência do Imperador Alexandre I da Rússia, recusou.
Em 29 de Março de 1814, acompanhada de sua suíte, a Imperatriz deixou o Palácio das Tulherias com o filho. Sua primeira parada foi o Château de Rambouillet, em seguida, temendo o avanço das tropas inimigas, eles continuaram para o Château de Blois. Em 13 de Abril, com seu conjunto muito reduzido, Marie-Louise e os três anos de idade Rei de Roma estavam de volta em Rambouillet, onde conheceu seu pai, o imperador Francis II da Áustria, e do Imperador Alexandre I da Rússia. Em 23 de Abril, escoltados por um regimento austríaco, mãe e filho deixou de Rambouillet e França para sempre, para seu exílio na Áustria.
Em 1815, após sua derrota em Waterloo, Napoleão abdicou em favor de seu filho, a quem não tinha visto desde o seu exílio em Elba.
O dia após a abdicação de Napoleão, uma comissão de cinco membros do Governo tomou a regra da França, esperando o retorno do rei Louis XVIII que estava em Cateau-Cambresis. A Comissão tinha o poder por duas semanas, e ele nunca convocou Napoleão II como imperador, e ninguém jamais foi nomeado regente. A entrada dos aliados em Paris, em 7 de julho trouxe um fim rápido aos desejos de seus adeptos. Napoleão II, 4 anos, residia na Áustria, com sua mãe e foi, provavelmente, nunca consciente no momento em que ele havia sido proclamado imperador na vontade de seu pai. O Bonaparte próximo a chegar ao trono da França (em 1851) tomou o nome de Napoleon III, em deferência a reinar teórica do seu primo.
Após 1815, o jovem príncipe, agora conhecido como "Franz" (depois de seu avô materno, o imperador Francisco da Áustria), viveu na Áustria. Foi agraciado com o título de Duque de Reichstadt em 1818.
Após a morte de seu padrasto, Neipperg, e a revelação de que sua mãe tinha dado dois filhos ilegítimos para ele antes de seu casamento, Franz disse ao seu amigo, Prokesch von Osten, "Se Josephine tinha sido minha mãe, meu pai não ter sido enterrado em Santa Helena, e eu não deveria estar em Viena. Minha mãe é tipo, mas fraco, ela não era a esposa do meu pai merecia. Ele estava muito próximo de Sofia da Bavária e tem sido sugerido que ele era o pai de seu filho, o futuro malfadado Emperor Maximilian I do México [5], mas esta sugestão não tenha encontrado aceitação.
MORTE
Ele morreu de tuberculose no Palácio de Schönbrunn em Viena em 22 de Julho de 1832.
Em 15 de dezembro de 1940, os restos de Napoléon François Joseph Charles Bonaparte foi transferida de Viena para a cúpula de Les Invalides, em Paris. Isso foi feito como um "dom" para a França pelo ditador alemão Adolf Hitler .

Sarcófago de 1940
Os restos de Napoleon I tinha sido devolvido à França em dezembro de 1840, na época da monarquia de julho. Por algum tempo, o jovem príncipe descansava ao lado de seu pai. Mais tarde, os restos de Napoléon François Joseph Charles Bonaparte foram transferidas para a igreja inferior. Enquanto a maioria de seus restos mortais foram transferidos para Paris, o seu coração e intestinos permaneceu em Viena. Eles estão na Urna 42 no "Coração Crypt" (Herzgruft) e suas vísceras são na Urna 76 da Cripta Ducal.
Fonte:pt.wikipedia.org
Formatação e pesquisa:HRubiales

Nenhum comentário: