ARTE TUMULAR
O tumulo está localizado no Tribunal da Liberdade, Jardim de Honor, localizado na posição sudeste do cemitério, fechado, sem acesso ao público, chamado de pequeno jardim da constância, tendo uma grande parede com pequenas rtiras de mármore revestindo a parede. No centro uma placa de mármore com o seu nome e datas, no piso circundado com flores e um grande cálice branco.
Fotos: Findagrave
Descrição tumular: Helio Rubiales
Samuel Goldwyn | |
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Nascer | Szmuel Gelbfisz 27 de agosto de 1882 (reivindicado, mas provavelmente julho de 1879) |
Morreu | 31 de janeiro de 1974 (91 anos) Los Angeles, Califórnia , EUA |
Local de descanso | Forest Lawn Memorial Park , Glendale, Califórnia , EUA |
Outros nomes | Samuel Peixe Dourado |
Anos ativos | 1917–1959 |
Cônjuges | |
Crianças | 2, incluindo Samuel Jr. |
Parentes | Tony Goldwyn (neto) John Goldwyn (neto) Liz Goldwyn (neta) |
Assinatura | |
PERSONAGEM
Samuel Goldwyn ( / ˈɡoʊldwɪn / ; nascido Szmuel Gelbfisz ; iídiche : שמואל געלבפֿיש ; 27 de agosto de 1882 (reivindicado, mas provavelmente julho de 1879) - 31 de janeiro de 1974), também conhecido como Samuel Goldfish, foi um produtor de cinema americano nascido na Polônia e pioneiro na indústria cinematográfica americana , que produziu o primeiro grande filme de Hollywood . Ele era mais conhecido por ser o colaborador fundador e executivo de vários estúdios de cinema em Hollywood. Ele recebeu o Prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro de 1973 , o Prêmio Memorial Irving G. Thalberg (1947) e o Prêmio Humanitário Jean Hersholt (1958). SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Cresceu na pobreza e aos 16 anos abandonou a casa viajando a pé para o ocidente. Chegou até Inglaterra onde viveu durante dois anos, adotando o nome de Samuel Goldfish. Partiu depois, de barco, para o Canadá, de onde rumou para Nova Iorque, onde chegou em 1898. Começou a trabalhar numa fábrica de luvas, progredindo rapidamente até se tornar um dos seus melhores vendedores.
Desenvolveu, entretanto, uma especial fixação pelos filmes. Em 1910, casou com a irmã do produtor Jesse L. Lasky e três anos depois formou, com o cunhado, a produtora Jesse Lasky Feature Photoplay Company. O seu primeiro filme, The Squaw Man (1914), de Cecil B. De Mille, revelou-se um êxito, muito por causa dos talentos promocionais de Goldfish.
Na sequência do seu divórcio, em 1915, rompeu também a sua ligação a Lasky e juntou-se aos irmãos Selwyn para formar a Goldwyn Pictures, em 1917. O nome, que resulta da combinação da primeira sílaba de Goldfish com a última de Selwyn, agradou-lhe tanto que resolveu adotá-lo.
A Goldwyn Pictures produziu alguns filmes de qualidade, mas o sucesso de bilheteira não aparecia e Goldwyn foi forçado, em 1922, a abandonar a companhia que mais tarde se fundiu com a Metro Pictures e a Louis B. Mayer Productions, dando origem à famosa MGM.
Nesta altura, fundou a Samuel Goldwyn Productions, que iria gerir durante cerca de quatro décadas, conferindo-lhe o prestígio de um dos mais importantes produtores independentes de sempre. A sua filosofia consistia em dedicar-se profundamente a um filme de cada vez, proporcionando-lhe os melhores meios técnicos e artísticos possíveis.
Durante o tempo do mudo, Goldwyn recrutou estrelas como Ronald Colman e Vilma Banky, mas foi com o sonoro que a companhia floresceu, com estrelas como Eddie Cantor e Danny Kaye, assim como com a inestimável contribuição do realizador William Wyler. Grandes sucessos na altura foram Bulldog Drummond (1929), Street Scene (1931) e Arrowsmith (1931).
O final dos anos 30 e a década de 40 foram os seus anos mais ativos e recompensadores: obteve a nomeação para o Óscar de Melhor Filme por Dodsworth (Veneno Europeu, 1936), Dead End (As Ruas de Nova Iorque, 1937), Wuthering Heights (O Monte dos Vendavais, 1939) e The Little Foxes (Raposa Matreira, 1941), todos de William Wyler; e ainda The Pride of the Yankees (O Ídolo, 1942), de Sam Wood; e The Bishop's Wife (1947), de Henry Koster.
O topo da sua carreira seria atingido com o drama épico The Best Years of Our Lives (Os Melhores Anos das Nossas Vidas, 1946), de William Wyler, galardoado com o Óscar de Melhor Filme.
Nos anos 50, Goldwyn abrandou as suas produções, tendo-se concentrado sobretudo em musicais de grande orçamento como Hans Christian Andersen (Christian Andersen, 1952), Guys and Dolls (Eles e Elas, 1955) e Porgy and Bess (Porgy e Bess, 1959), que viria a ser o seu último filme. Entretanto, a companhia passou a ser gerida pelo seu filho Samuel Goldwyn Jr.
Em 1947, foi laureado pela Academia de Hollywood com o Prémio Irving G. Thalberg e, em 1958, recebeu o Prémio Humanitário Jean Hersholt.
CASAMENTOS
Em 1910, Goldwyn se casou com Blanche Lasky, uma irmã de Jesse L. Lasky . O casamento produziu uma filha. O casal se divorciou em 1915. Em 1925, ele se casou com a atriz Frances Howard , com quem permaneceu casado pelo resto de sua vida. Seu filho, Samuel Goldwyn Jr. , eventualmente se juntou ao pai no negócio.
Apesar de seus casamentos, Samuel Goldwyn era conhecido como um mulherengo nos círculos sociais. Goldwyn Girl Jean Howard foi citado dizendo: "Sam Goldwyn não era um sujeito que dava em cima em público; ele tinha muito gosto para isso", mas seus flertes eram muitos, mesmo que sua esposa Frances Howard fizesse vista grossa.
MORTE
Goldwyn morreu de insuficiência cardíaca em sua casa em Los Angeles em 1974 aos 91 ou 94 anos se nasceu em 1879. Na década de 1980, o Samuel Goldwyn Studio foi vendido para a Warner Bros. Há um teatro com seu nome em Beverly Hills e ele recebeu uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood na 1631 Vine Street por suas contribuições ao cinema em 8 de fevereiro de 1960.
Fonte: wikipedia
Formatação: Helio Rubiales
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