ARTE TUMULAR
No interior do Columbario, logo abaixo da escultura da Virgem encontra-se a cripta que abrigam os seus restos mortais. Uma placa de bronze com o seu nome e datas identifica o tumulo.
Local: Forest Lawn Memorial Park (Hollywood Hills) Los Angeles, Los Angeles County, California, USA
PLOT Columbarium of Radiant Light
Fotos: Findagrqave
Descrição tumular: Helio Rubiales
Walter Lantz | |
---|---|
Walter Lantz na era do Pica-Pau | |
Nome completo | Walter Benjamin Lantz |
Nascimento | 27 de abril de 1899 New Rochelle, NY Estados Unidos |
Morte | 22 de março de 1994 (94 anos) Burbank, CA Estados Unidos |
Cônjuge | Grace Stafford (1940-1992) |
Ocupação | desenhista |
Principais trabalhos | criação do personagem Pica-pau |
Assinatura | |
Walter Lantz, nascido Walter Benjamin Lantz (New Rochelle, 27 de abril de 1899 — Burbank, 22 de março de 1994), foi um desenhista e animador estadunidense, conhecido principalmente pela fundação do Walter Lantz Studio e pela criação do personagem Woody Woodpecker (Pica-Pau).
Morreu aos 94 anos.
SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Walter Lantz nasceu com o nome de Walter Benjamin Lantz em 27 de abril de 1899, na cidade de New Rochelle. Filho de uma família de imigrantes italianos, seus pais foram Francesco Paolo Lantz (antes Lanza) e Maria Gervasi, vindos de Calitri, Itália.
Durante sua infância adorava desenhar, teve aulas de desenho aos doze anos. O primeiro curta animado a que assistiu foi Gertie the Dinosaur, de Winsor McCay. sendo, este trabalho, um dos motivos que lhe inspirou a carreira de animador. Seu primeiro emprego foi como mecânico.
Um de seus clientes, Fred Kafka, gostou dos desenhos que tinha em sua garagem. Começou a estudar no New York City's Art Students League. Kafka conseguiu para Lantz, um novo trabalho, na New York American, coordenado por William Randolph Hearst. Após terminar de trabalhar no jornal, se dedicou a escola de artes. Aos dezesseis anos, Lantz trabalhava atrás da câmera no departamento de animação sob supervisão do diretor Gregory La Cava. Isso fez com que Lantz logo iniciasse seus trabalhos na John R. Bray Studios em Nova York para a série Colonel Heeza Liar.
Em 1924, Lantz começava a ganhar importância no estúdio e dirige, anima e também protagoniza sua primeira série de desenhos animados, "Dinky Doodle". Em 1927 se muda para Hollywood, Califórnia onde trabalha para o diretor Frank Capra e logo como escritor para as comédias de Mack Sennett.
A ERA PICA-PAU
Quando Oswald perdeu popularidade, Lantz decidiu que necessitava de um novo personagem. Meany, Miny e Moe, Baby-Face Mouse e Snuffy Skunk eram algumas opções dentre os personagens criados por Lantz e seus assistentes. Mas, um de seus personagens, Andy Panda, foi a grande investida dos demais e virou o grande protagonista dos desenhos animados de Lantz para a temporada 1939-1940.
Painel de abertura do Pica-Pau na década de 50
Em 1940, Lantz se casou com Grace Stafford. Em sua lua de mel, o casal ouvia um pica-pau que fazia furos no telhado. Grace sugeriu que Lantz utilizasse o pica-pau como inspiração para um novo personagem animado. Foi feito um teste, embora duvidoso, com o Pica-Pau, onde Lantz lançou a primeira aparição do personagem animado Pica-Pau no episódio "Knock Knock" (no Brasil foi traduzido como "O Pica-Pau ataca novamente"), protagonizado por Andy Panda.
Mel Blanc interpretou a voz do personagem nos três primeiros episódios ("Woody Woodpecker", "The Screwdriver" e "Pantry Panic", esses três episódios de 1941). Quando Blanc aceitou um contrato com a Leon Schlesinger Productions/Warner Bros., deixou o estúdio de Lantz, fazendo que Ben Hardaway, que ajudou na produção de Knock Knock, passasse a interpretar a voz. Mesmo assim, a voz de Blanc foi usada em outros desenhos animados do personagem, Walter Lantz não se preocupava com o fato do dublador criar processos judiciais à sua empresa, entretanto, em 1948, o estúdio de Walter Lantz recebeu uma indicação ao Oscar com a canção do Pica-Pau "The Woody Woodpecker Song", que foi apresentada no desenho "Apólice Cobertor". Nessa música, aparecia a voz de Blanc e Lantz recebeu um processo do dublador. Mel Blanc processou Walter Lantz por meio milhão de dólares, por usar sua voz sem autorização, no entanto, o juiz, negou o processo, estando do lado de Lantz, já que Blanc não registrou a voz.
Com isso, Lantz, paga a Blanc tal valor num acordo realizado fora do juizado. O fato fez com que o animador encontrasse outra voz para o Pica-Pau. Em 1950, Grace, esposa de Lantz, se ofereceu para fazer a voz do Pica-Pau, mas Lantz não aceitou a ideia de seu cônjuge fazer a interpretação do personagem masculino. Sem desistir, Grace secretamente fez as gravações e mandou a fita de forma anônima para a equipe conferir. Sem saber que era a voz de sua esposa, Walter gostou da gravação e definiu que será ideal para o personagem. Grace também interpretou a voz do Pica-Pau até Lantz encerrar o seu estúdio. A princípio, Grace não queria aparecer nos créditos e evitar que as crianças soubessem que a voz do Pica-Pau era interpretada por uma mulher. Mesmo assim, sua voz foi uma das mais famosas, juntamente com a de Mel Blanc. O estúdio de Walter Lantz encerrou as suas atividades em 1972. Foi um dos últimos estúdios que produziu desenhos clássicos (da era de ouro da animação).
MORTE
Lantz faleceu aos 94 anos de idade, vítima de insuficiência cardíaca. Foi sepultado no Forest Lawn Memorial Park (Hollywood Hills), Los Angeles, Califórnia no Estados Unidos.
Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales
Nenhum comentário:
Postar um comentário