5 de mai. de 2018

ELI LILLY - Arte Tumular - 1375 - Crown Hill Cemetery Indianapolis, Marion County, Indiana, USA






Placas de bronze na porta

Tumulo

ARTE TUMULAR
Mausoléu em formato de capela em granito, estilo gótico, com colunas suportando o portal com o nome da família.  uma porta de madeira e bronze dão acesso ao local. Logo na parte inferior da porta apresenta duas placas de bronze homenageando os mortos. No interior, uma placa de mármore encerra a cripta.

Local:  Crown Hill Cemetery Indianapolis, Marion County, Indiana, USA
                PLOT Section 13, Lot 19
 
Fotos: Findagrave
Descrição tumular: Helio Rubiales

Eli Lilly
Coronel Eli Lilly em 1885
Conhecido(a) porEli Lilly and Company
Filantropia
Nascimento8 de julho de 1838
BaltimoreMaryland
Morte6 de junho de 1898 (59 anos)
IndianápolisIndiana
Nacionalidadenorte-americano
ProgenitoresMãe: Esther Lilly
Pai: Gustavus Lilly
CônjugeEmily Lemen (1860–1866)
Maria Cynthia Sloan (1869–1898)
Filho(s)Josiah K. Lilly
Ocupaçãomilitar, farmacêutico, empresário e filantropo
Serviço militar
PatenteCoronel
Religiãometodista
Causa da mortecâncer
Assinatura
Eli Lilly Signature.svg

PERSONAGEM
Eli Lilly (Baltimore, 8 de julho de 1838 - Indianapolis, 6 de junho de 1898) foi um militar, farmacêutico químico, industrial, empresário e fundador da corporação farmacêutica Eli Lilly and Company.
Morreu aos 59 anos

PERSONAGEM
Lilly se alistou no exército da União durante a Guerra Civil Americana, onde recrutou um grupo de homens para servir com ele em um batalhão de artilharia, mais tarde foi promovido a coronel, e foi dado o comando de uma unidade de cavalaria. Ele foi capturado perto do fim da guerra e mantido como um prisioneiro de guerra até a sua conclusão.

Após a guerra, ele tentou fazer uma fazenda no Mississippi, mas fracassou e retornou a sua profissão de farmacêutico, após a morte de sua esposa. Lilly casou-se e trabalhou em várias farmácias com os parceiros antes de abrir seu próprio negócio em 1876 com planos de fabricar medicamentos e comercializá-los por atacado às farmácias.

 Sua companhia foi bem sucedida e ele logo se tornou rico depois de fazer inúmeros avanços na fabricação de drogas medicinais. Dois dos primeiros avanços foram pioneiros, estavam criando cápsulas de gelatina para manter medicina e aroma de frutas para os medicamentos líquidos.

Eli Lilly & Companhia foi uma das primeiras empresas farmacêuticas da sua espécie, ele montou um departamento de pesquisa dedicados e instituir medidas de  garantia de qualidade. Usando sua riqueza, Lilly envolvido em numerosos  entidades filantrópicas , ele entregou a gestão da empresa para seu filho, em 1890, permitindo-se a continuar o seu engajamento na caridade e na promoção cívica em seu foco principal.



Ele ajudou a fundar a organização que se tornou o Indianapolis Câmara de Comércio, foi o patrono principal do ramo Indiana da organização de caridade da Sociedade, e pessoalmente financiou a criação de filhos da cidade o hospital que mais tarde foi expandido pelo Estado para se tornar o Children's Hospital Riley. Ele continuou o seu envolvimento com diversas organizações até sua morte de câncer em 1898.

Lilly foi um defensor da regulamentação federal da indústria farmacêutica, e muitas das suas reformas sugeridas foram promulgadas, em 1906, resultando na criação da Agência de Medicamentos e Alimentos. Ele também foi um dos pioneiros do conceito de prescrição, e ajudou a formar o que se tornou comum a prática de dar medicamentos  perigosos , com alto poder  de desenvolver vícios, apenas às pessoas que tinham receituário médico.

A empresa fundada por ele desde então tem crescido a uma das mais influentes empresas farmacêutica  do mundo, e a maior empresa de Indiana. Utilizando a riqueza gerada pela empresa, o seu filho e netos criou a Lilly Endowment para continuar o legado de Lilly de filantropia. A investidura continua sendo um dos maiores benfeitores de caridade no mundo.

MORTE
Ele  morreu em sua casa em Indianapolis em  06 de junho de 1898.
Fonte: en.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário:

Postar um comentário