12 de abr. de 2018

SÃO JOÃO BATISTA DE LA SALLE - Arte Tumular - 1347 - Casa Generalizia dei Lasalliani Rome, Città Metropolitana di Roma Capitale, Lazio, Italy






Local:  Casa Generalizia dei Lasalliani Rome, Città Metropolitana di Roma Capitale, Lazio, Ita
             PLOT Chapel Of The Generalate.
Fotos: Findagrave
Descrição tumular: Helio Rubiales


São João Batista de La Salle
Nascimento30 de abril de 1651 em Reims-França
Morte7 de abril de 1719 (67 anos)
Beatificação19 de fevereiro de 1888Basílica de São Pedro por Papa Leão XIII
Canonização24 de maio de 1900Basílica de São Pedro por Papa Leão XIII
Festa litúrgica7 de Abril
Padroeiroprofessores
Gloriole.svg Portal dos Santos

PERSONAGEM
João Batista de La Salle (30 de abril de 1651, Reims, França - 7 de abril de 1719, Saint-Yon, França) foi um sacerdote, pedagogo e pedagogista francês inovador, que consagrou sua vida a formar professores destinados a formação de crianças pobres.
Morreu aos 67 anos.



SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Foi fundador de uma congregação religiosa, os Irmãos das Escolas Cristãs, ou Irmãos Lassalistas, dedicada à educação, especialmente dos mais pobres.

Em 15 de Maio de 1950 foi declarado patrono de todos educadores, pelo Papa Pio XII. Foi canonizado pela Igreja Católica. Sua festa litúrgica é comemorada no dia 7 de abril.

Nascido de uma família de juristas, era o filho primogênito de Luis de La Salle e Nicolasa Moët. Luis era conselheiro do Rei Luis XIV, e Nicole era de uma família de fabricantes de Champanhe. Seu pai lhe havia preparado uma carreira jurídica, porém João Batista escolheu a vocação religiosa.

Durante a infância se comprazia em sérios exercícios espirituais, oração e leitura de livros. Desde muito cedo sentiu-se impulsionado a consagrar-se a Deus e assumir o estado eclesial. Sua firmeza e determinação convenceu seus pais a darem permissão.

MORTE
Morreu em 7 de Abril de 1719, em Saint-Yon, Ruán. Foi beatificado em 1888 e canonizado em 24 de maio de 1900, pelo papa Leão XIII.

Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário:

Postar um comentário