
Lápide
ARTE TUMULAR
Quase não chama a atenção visto de longe. Sobre uma base tumular retangular de granito destaca uma escultura em bronze no tamanho natural representando a figura de Victor Noir, que o escultor Aimé Jules Dalou procurou retratar com todos os detalhes, um homem deitado no chão no momento em que foi abatido no duelo, com a boca semiaberta, braços jogados para cada lado, paleto desabotoado, cartola jogada ao lado. Porém o que chama mais a atenção na escultura é uma ereção bem pronunciada entre as pernas, que poderia ser considerada pelo realismo e detalhes do escultor, uma ereção pronunciada entre as pernas ,uma grande ereção post mortem, um priapismo habitual nos cadáveres de homens que foram executados.
O seu túmulo acabou virando símbolo de fertilidade e uma série de histórias criadas no tempo. Note algumas partes da escultura, mais claras na foto, onde normalmente as pessoas, de tanto passarem as mãos,(nariz, lábios, queixo, entre as pernas e sapatos) acabam dando um polimento natural no bronze.
Esse túmulo tornou-se um dos monumentos mais populares para as mulheres na visita ao cemitério. O mito diz que a colocação de uma flor no chapéu superior virado para cima depois de beijar a estátua nos lábios e esfregando sua área genital irá melhorar a fertilidade
ObservaçãoEm 2004, uma cerca foi erguida em torno da estátua de Noir, para dissuadir as pessoas supersticiosas de tocar a estátua. No entanto, devido a supostos protestos da "população feminina de Paris", não deu resultado.
Local: Cimetière du Père Lachaise Paris City of Paris Île-de-France, France
Plot: Division 92
GPS (lat/lon): 48.86113, 2.39646
Autor: Aimé Jules Dalou 1870
Fotos : Findgrave
Descrição tumular: Helio Rubiales
Descrição tumular: Helio Rubiales
Morreu aos 22 anos de idade.
Filho de um judeu sapateiro que se converteu ao catolicismo, nascido Salmon Yvan em Attigny , Vosges , ele adotou "Victor Noir" como seu nome de pena após o nome de solteira de sua mãe.
Ele foi para Paris e tornou-se um jornalista estagiário para o jornal La Marseillaise , de propriedade e operados por Henri Rochefort e editado por Pascal Grousset .
Disparo de Pierre Bonaparte
MORTE
Victor Noir, foi assassinado aos 22 anos, o fato causou à época grande comoção popular, já que Victor Noir era jovem e um brilhante colunista político em ascensão e ia se casar no dia seguinte à sua morte, o assassino foi o sobrinho do imperador Napoleão Bonaparte .
Fonte:en.wikipedia,.org
Formatação:Helio Rubiales
Nenhum comentário:
Postar um comentário