Túmulo (urna dourada)
Detalhe do altar
Altar
Basílica de Maria Auxiliadora
ARTE TUMULAR
Em um altar em um dos lados da Basílica, ricamente decorado. Uma abertura entre duas pequenas muresta feitas com pequenas colunas em mármore, dá acesso ao altar. Logo em frente encontra-se os restos mortais do santo, num ataúde de madeira especial, pintado em dourado e decorado com filigranas com motivos florais envolvem o seu nome esculpido na madeira. O ataúde esta alojado dentro de um nicho em mármore formando a base do altar. Sobre essa base estão todas as decorações inerentes a um altar e decorado com motivos religiosos. Ladeando o altar, erquem-se pilares, um de cada lado, construído em três fases, com cerca de 15 metros de altura, suportando uma cobertura tipo capitel. No centro desse conjunto, um grande quadro pintado a óleo, tendo como pesonagens principais, São Domingos e Dom Bosco
LOCAL: Basílica de Maria Auxiliadora, Turim, ItáliaFotos: Flávio Brandão
Descrição tumular: HelioRubiales
PERSONAGEM
São Domingos Sávio (Riva, Piedmont,Itália, 2 de Abril de 1842 — Mondonio, Itália, 9 de Março de 1857) foi aluno de São João Bosco, e toda a sua vida foi composta por uma busca da santidade.
Morreu aos 15 anos de idade
BIOGRAFIA
Domingos era um de três filhos de um ferreiro e de uma costureira, e cresceu com desejos de ser um padre. Quando São João Bosco começou a treinar jovens como clérigos para ajudá-los no cuidado de meninos de rua, em Turim o padre da paróquia de Domingos o recomendou a João Bosco, o qual mais tarde escreveu a biografia de Domingos de tão impressionado que ficou ao conhecê-lo.
Em outubro de 1854, na idade de 12 anos Domingos tornou-se um estudante no Oratório de São Francisco de Sales em Turim. Ele é mais conhecido pelo grupo que organizou chamado a "Companhia da Imaculada Conceição".
Em adição a sua devoção, ele fazia vários trabalhos como, varrer o chão e tinha especial paciência e cuidado com os jovens mais travessos. Logo que começou no Oratório Domingos separou uma luta entre dois rapazes que se atiravam pedras. Segurando um crucifixo entre eles ele disse : " Antes de lutarem olhem para isto" e em seguida disse "Jesus não tinha nenhum pecado e Ele morreu perdoando os seus executores, nós vamos ultraja-Lo sendo deliberadamente vingativos?"
Ele escrupulosamente seguia a disciplina da casa e com isto angariava o ressentimento dos outros jovens que esperam dele o mesmo comportamento. Não obstante, ele nunca ofendia quem o tratava mal. Talvez se não fosse a orientação de São João Bosco ele teria se tornado um fanático. Bosco o proibiu de fazer qualquer mortificação ao seu corpo sem sua permissão. Bosco certa vez encontrou Domingos, numa noite fria, em sua cama tremendo sem um só lençol por cima. "Não seja louco disse ele a Domingos, você poderá pegar pneumonia !" . "Por que eu? " perguntou Domingos " O meu Senhor não pegou pneumonia na manjedoura em Belém?"
Em outra ocasião Domingos sumiu de manhã até o jantar. Bosco o encontrou no coro da igreja de joelhos, em oração. Ele ficou lá por 6 horas depois que a missa havia acabado e disse que estava "distraído" . Sempre se referia a suas orações intensas como estando "distraído" orando e não havia visto o tempo passar.
Bosco reportou ao Papa Pio IX o desejo de Domingos em servir na Inglaterra e a Inglaterra tornou-se uma primeira preocupação de Bosco. Alguns dizem que isso era devido ao ímpeto de Pio IX de restaurar a hierarquia da Igreja na Inglaterra.
Domingos tornou-se conhecido como uma pessoa com dons espirituais especiais e que reconhecia a necessidade das pessoas, bem alem do percebido pelo padre comum e tinha uma habilidade de profetizar o futuro.
MORTE
Entretanto, a frágil saúde de Domingos piorou e ele foi , enviando para Mondonio, província de Asti para uma mudança de clima. Foi diagnosticado como tendo tuberculose e logo começou a sangrar e isso apressou sua morte. Ele recebeu os últimos sacramentos e pediu ao padre para ler a oração dos mortos e no final ele sentou-se e disse: "Adeus meu caro padre" ; sorriu e exclamou!:" Estou vendo coisas maravilhosas" e logo depois ele morreu sorrindo tão calmo e feliz, que ninguém duvidou de sua visão do paraíso.
Pouco tempo depois, São João Bosco escreveu sua biografia, o que contribuiu para a sua canonização. Ele foi a pessoa mais jovem a receber a canonização, na história da Igreja.
Ele é o padroeiro dos cantores de coro da igreja e delinqüentes juvenis.
Fonte:
Cademeusanto.com.br e pt.wikipedia.org
Formatação e pesquisa: Helio Rubiales
Domingos Sávio dizia: "Antes morrer que pecar"
ResponderExcluir