ARTE TUMULAR
Base tumular em forma retangular com várias placas de bronze no solo (gramado). Na parte central, uma base de granito quadrada, suporta outra em forma circular com o nome do cientista gravado. Desse ponto eleva-se uma construção em forma de cilindro terminando com um ninho e uma coruja como se observasse ou vigia-se o tumulo. A coruja tem vários significados simbólicos. Na mitologia greco-romana, Minerva ou Athena, a deusa da sabedoria tinha uma coruja como animal de estimação. No caso dessa escultura , a coruja segue o estereótipo do sábio, que geralmente é tido como alguém mais preocupado com as divagações interiores que com a aparência externa.
Local:: Assistens Cemetery ,Copenhagen, Denmark
Fotos: Lund Rosenkilde e Jorge Kjaergaard
Descrilção tumular: Helio Rubiales
PERSONAGEM
NIELS HENRICK DAVID BOHR (Copenhague, 7 de Outubro de 1885 — Copenhague, 18 de Novembro de 1962) foi um físico dinamarquês cujos trabalhos contribuíram decisivamente para a compreensão da estrutura atômica e da física quântica.
Morreu aos 77 anos de idade.
BIOGRAFIA
Bohr, foi professor de fisiologia, e sua mãe, Ellen (nome de solteira Adler), provinha de uma família judaica.
Licenciou-se na sua cidade natal em 1911 e trabalhou com Joseph John Thomson e Ernest Rutherford na Inglaterra. Em 1913, aplicando a teoria da quantificação aos elétrons/electrões do modelo atômico de Rutherford, conseguiu interpretar algumas das propriedades das séries espectrais do hidrogênio e a estrutura do sistema periódico dos elementos. Formulou o princípio da correspondência e, em 1928, o da complementaridade. Estudou ainda o modelo nuclear da gota líquida, e antes da descoberta do plutónio, previu a propriedade da cisão, análoga à do U-235. Bohr recebeu o Prémio Nobel de Física em1922.
A sua teoria para a explicação do modelo atômico proposto por Rutherford em 1911, levando em conta a teoria quântica (formulada por Max Planck em 1900), não foi levada a sério. Depois, no decorrer da década e da década de 1920, vários físicos ajudaram a criar o modelo existente hoje. Entre estes físicos podemos citar Einstein, De Broglie, Schrödinger, Heisenberg, De Pauli, entre outros.
Em 1957, Niels Bohr recebeu o Prêmio Átomos para a Paz. Ao mesmo tempo, o Instituto de Física Teórica, por ele dirigido desde 1920, afirmou-se como um dos principais centros intelectuais da Europa.
MORTE
Bohr morreu a 18 de Novembro de 1962, vítima de uma trombose, aos 77 anos de idade.
Fonte:pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales
Nenhum comentário:
Postar um comentário