ARTE TUMULAR
Base tumular em mármore em formato retangular, com uma pequena laje de cobertura. Na cabeceira tumular ergue-se uma construção em mármore decorada de forma piramidal, com duas colunas laterias, uma de cada lado como se formasse um portal. Na parte central destaca-se o nome e datas do físico gravados no mármore. Encimando a lápide, uma placa circular de bronze com o relevo da cabeça de Gay-Lussac envolvido por uma coroa de louros, símbolo da vitória. Ladeando o tumulo, um gradil em bronze.
Autor da Obra:: David D’Angers (1788-1856)
Local: Cimetière du Père Lachaise, Paris, França - Divisão 26
Foto: Ezerberus.multiply.com/photos/álbum
Descrição tumular: Helio Rubiales
Louis Joseph GAY-LUSSAC ou Joseph Louis Gay-Lussac (6 de Dezembro de 1778, Saint-Lèonard-de-Noblat - 10 de Maio de 1850, Paris) foi um físico e químico francês.
Morreu aos 72 anos de idade.
É conhecido na atualidade por sua contribuição às leis dos gases. Em 1802, Gay-Lussac foi o primeiro a formular a segunda lei dos gases: Um gás se expande proporcionalmente a sua temperatura absoluta se for mantida constante a pressão. Esta lei é conhecida atualmente como Lei de Charles.
Outra grande contribuição de Gay-Lussac é a sua Lei volumétrica, onde ele afirma que nas mesmas condições de temperatura e pressão, os volumes dos gases participantes de um areação têm entre si uma relação de números inteiros e pequenos. Sua tese foi publicada em 1808, e envolvia a reação entre hidrogênio e oxigênio, cujo produto era vapor de água. Esta Lei ocasionou na unidade de medida de volume para álcoois, utilizada para medir o volume de teor alcoolico das bebidas. Geralmente medida em graus. Ex.: 14°GL. (Adicionada em 25/05/2008 - Leir Techprint)
Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales
Nenhum comentário:
Postar um comentário