17 de dez. de 2008

GALILEU GALILEI - Arte Tumular - 20 - Basilica de Santa Croce, em Florença, Itália.











ARTE TUMULAR
Magnífico monumento funerário ricamente decorado com vários relevos e diversos tipos e colorações de mármores, destacando bem a obra. O complexo escultórico em forma de um portal de capela ou altar, com as inscrições em Latim. Sobre essa base, um esquife com os restos mortais de Galileu, ladeado por duas figuras de mulher, uma de cada lado mostrando sapiência. Sobre o esquife erque-se uma base decorada que suporta um busto com alusão a Galileu, envolvido por um nicho ovalado. Na verdade os túmulos estão localizados no solo.

Local: Basilica de Santa Croce, em Florença, Itália.
Fotos: Wikipidea, Elisa (picasaweb.google), Lindos(Picasaweb.google)
Descrição Tumular : Helio Rubiales


PERSONAGEM
Galileu Galilei (em italiano Galileo Galilei, Pisa, 15 de fevereiro de 1564 — Florença, 8 de janeiro de 1642) foi um físico, matemático, astrônomo e filósofo italiano que teve um papel preponderante na chamada revolução científica.
Morreu aos 78 anos de idade.

BIOGRAFIA
Ele desenvolveu os primeiros estudos sistemáticos do movimento uniformemente acelerado e do movimento do pêndulo. Descobriu a lei dos corpos e enunciou o princípio da inércia e o conceito de referencial inercial, idéias precursoras da mecânica newtoniana. Galileu melhorou significativamente o telescópio refractor e terá sido o primeiro a utilizá-lo para fazer observações astronómicas. Com ele descobriu as manchas solares, as montanhas da Lua, as fases de Vénus, quatro dos satélites de Júpiter, os anéis de Saturno, as estrelas da Via Láctea. Estas descobertas contribuíram decisivamente na defesa do heliocentrismo. Contudo a principal contributo de Galileu foi para o método científico, pois a ciência assentava numa metodologia aristotélica.

Desenvolveu ainda vários instrumentos como a balança hidrostática, um tipo de compasso geométrico que permitia medir ângulos e áreas, o termómetro de Galileu e o percursor do relógio de pêndulo. O método empírico, defendido por Galileu, constitui um corte com o método aristotélico mais abstrato utilizado nessa época, devido a este Galileu é considerado como o "pai da ciência moderna".
MORTE
Em 1642, ele morreu cego e condenado pela Igreja Católica por suas convicções científicas. Teve suas obras censuradas e proibidas. Contudo, uma de suas obras (sobre mecânica) foi publicada mesmo com a proibição da Igreja, pois seu local de publicação foi em zona protestante, onde a interferência católica não tinha influência significativa. A mesma instituição que o condenou o absolveu muito tempo após a sua morte, em 1983.
Fonte:pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário:

Postar um comentário