“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

9 de fev. de 2020

KIRK DOUGLAS - Arte Tumular - 1491 -





Última estrela viva da Era de Ouro do Cinema Americano


ARTE TUMULAR


Kirk Douglas
Douglas, circa 1955
Nome completoIssur Danielovitch
Outros nomesIzzy Demsky
Nascimento9 de dezembro de 1916
AmsterdamNova Iorque
Morte5 de fevereiro de 2020 (103 anos)
Beverly HillsCalifórnia
Nacionalidadenorte-americano
Cônjuge
  • Diana Douglas (c. 1943; div. 1951)
  • Anne Buydens (c. 1954; v. 2020)
Filho(s)
Ocupação
Período de atividade1946–2008
PrêmiosOscar Honorário (1996)
FiliaçãoPartido Democrata
Serviço militar
LealdadeEstados Unidos
ServiçoEmblem of the United States Navy.png Marinha dos E.U.A.
Anos de serviço1941–1944
PatenteUS-O2 insignia.svg Tenente (junior grade)
ConflitosSegunda Guerra Mundial
Assinatura
KirkDouglas.png

PERSONAGEM
Kirk Douglas (nascido Issur Danielovitch Demsky; Amsterdam, 9 de dezembro de 1916 — Beverly Hills, 5 de fevereiro de 2020) foi um ator, cineasta e autor norte-americano.
Centenário, ele foi uma das últimas estrelas vivas da Era de Ouro do Cinema Americano. Douglas é amplamente considerado um dos melhores atores da história do cinema. É pai dos atores Michael Douglas e Eric Douglas e do produtor cinematográfico Joel Douglas.
Morreu aos 103 anos.




SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Douglas nasceu Issur Danielovitch , na localidade de Amsterdam, no estado de Nova Iorque, filho de Bryna ("Bertha") Sanglel e Herschel ("Harry") Danielovitch, um homem de negócios. Seus pais eram imigrantes judeus, originários da localidade de Chavusy (Mahilou/Mogilev), então Império Russo, hoje Bielorrússia. No lar, a família comunicava-se em iídiche.   O seu tio paterno, que tinha anteriormente emigrado. usava o sobrenome "Demsky", que a família de Douglas adotou logo após se ter estabelecido nos Estados Unidos. Entretanto, os seus pais acabaram por adotar legalmente os nomes Harry e Bertha.

Douglas cresceu conhecido como "Izzy Demsky", mas trocou legalmente de nome para "Kirk Douglas" antes de ingressar na Marinha durante a Segunda Guerra Mundial.

Na St. Lawrance University, Douglas fez parte da liga de boxe. Para tentar conseguir uma bolsa de estudos, entrou para um grupo de atuação. Cedo, os seus talentos não se tornaram despercebidos - recebeu a bolsa juntamente com uma atriz, que viria a ser conhecida por Lauren Bacall. Serviu na Marinha dos Estados Unidos, no início da Segunda Guerra Mundial, em 1941, até o seu fim, em 1945. Depois da guerra, voltou para Nova Iorque e começou a atuar na rádio e em comerciais de televisão, enquanto tentava entrar para a Broadway.

Douglas recebeu a ajuda da atriz Lauren Bacall ao obter seu primeiro papel, no filme The Strange Love of Martha Ivers (1946), estrelado por Barbara Stanwyck.

Em 2011, entregou à atriz Melissa Leo o Óscar de melhor atriz coadjuvante pelo filme The Fighter, tendo sido uma das aparições mais marcantes da 83ª edição.

CARREIRA
Kirk Douglas recebeu três indicações ao Óscar, por seus trabalhos em Champion (1949), The Bad and the Beautiful (1952) e Lust for Life (1956). Nesse último, interpretou o pintor Van Gogh. Embora não tenha sido distinguido com nenhum prêmio, viria a receber um Óscar especial, em 1996, por "50 anos de modelo moral e criativo para a comunidade cinematográfica.". Nos anos 1950, foi o protagonista de vários filmes clássicos, como Ulisses ou ainda a sua inesquecível interpretação do marinheiro Ned Land na produção dos Estúdios Disney "20.000 Léguas Submarinas".

Em 1960, interpretou o clássico épico Spartacus, no qual também foi o produtor. A direção ficou a cargo de Stanley Kubrick, após Douglas ter demitido o veterano Anthony Mann no meio das filmagens.

Douglas comprou os direitos de "Um estranho no ninho", na década de 1960, mas acabou por cedê-los ao seu filho Michael, que acabou por produzir o filme com reconhecido sucesso, na década de 1970.

VIDA PESSOAL
Douglas foi casado duas vezes, primeiro com Diana Dill (em 2 de novembro de 1943, divorciados em 1951), com quem teve dois filhos, o ator Michael Douglas e o produtor Joel Douglas. Com sua segunda esposa, Anne Buydens, com quem se casou em 29 de maio de 1954, teve também dois filhos, o produtor Peter Vincent Douglas e o ator Eric Douglas. Eric morreu em 6 de julho de 2004, vítima de uma overdose de drogas.
Junto com a esposa 

Nos últimos anos, depois de escapar com o corpo todo queimado de um acidente de helicóptero, no qual os dois outros tripulantes morreram, Kirk Douglas padeceria ainda de um derrame em 1996, que afetou parcialmente sua capacidade de fala. Tratando-se com uma fonoaudióloga, chegou a discursar como agradecimento à premiação do Oscar, o qual recebeu pelas mãos de Steven Spielberg.

Com os filhos

HOMENAGENS
Por suas contribuições para a indústria do cinema, Kirk Douglas tem uma estrela na Calçada da Fama no número 6263, Hollywood Blvd. Em 1984, seu nome foi colocado no Western Performers Hall of Fame no National Cowboy & Western Heritage Museum em Oklahoma City, Oklahoma. Em outubro de 2004 o seu nome foi dado a uma avenida em Palm Springs, na Califórnia.

MORTE
Douglas morreu de causas naturais em sua casa, em Beverly Hills, Califórnia, nos Estados Unidos, em 5 de fevereiro de 2020, aos 103 anos.

Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales


Nenhum comentário: