“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

13 de jan. de 2020

SITTING BULL (Búfalo Sentado) - Arte Tumular - 1487 - Sitting Bull Monument Corson County, South Dakota, EUA


bandeira-imagem-animada-0008


CHEFE INDÍGENA DA TRIBO SIOUX




ARTE TUMULAR
Monumento em formato de obelisco encimado por uma escultura do busto de Sitting Bull, tendo no terço médio uma placa com o seu nome gravado em Sioux e Inglês. Esse monumento trata-sede um cenotáfio, isto é, Uma estrutura que homenageia alguém cujos restos mortais permanecem em outro lugar.


Local: Bull MonumentCorson County, South Dakota, EUA
  
Fotos: Findagrave
Descrição tumular: Helio Rubiales


BÚFALO SENTADO
SITTING BULL
Tȟatȟáŋka Íyotake
Bull sentado por DF Barry ca 1883 Dakota Territory.jpg
Touro sentado c. 1883
Hunkpapa Lakota santo homem e líder
Detalhes pessoais
Nascermos
Húŋkešni (ou "Lento") ou Texugo Saltador

c. 1831 [1]
Grand River , território de Dakota
Morreu15 de dezembro de 1890
(58 a 59 anos)
Reserva Indígena de Standing Rock
Grand River, Dakota do Sul
Local de descansoMobridge, Dakota do Sul
45 ° 31′0 ″ N 100 ° 29′7 ″ W
Cônjuge (s)
  • Cabelo claro
  • Four Robes
  • Snow-on-Her
  • Visto por sua nação
  • Mulher Escarlate
Relações
Crianças
  • One Bull (filho adotivo)
  • Pé de corvo (filho)
  • Muitos cavalos (filha)
  • Walks Looking (filha adotiva)
Pais
  • Touro saltador (pai)
  • Her-Holy-Door (mãe)
Assinatura
Serviço militar
Batalhas / guerras

PERSONAGEM
Touro Sentado (em dacota: Tatanka Iyotake; na ortografia padrão do dacota: Tȟatȟáŋka Íyotake; em inglês: Sitting Bull; também conhecido como Slon-he ou Slow, "Devagar"; meados de 1831 – 15 de Dezembro de 1890) foi um chefe indígena da tribo dos sioux hunkpapa. Viveu entre os anos de 1831 e 1890.
Morreu aos 59 anos.



SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Touro Sentado chegou a ser famoso por conduzir três mil e quinhentos índios sioux e cheyenne contra o Sétimo Regimento de Cavalaria Americana, que estava sob as ordens do general Custer, na batalha de Little Bighorn em 25 de junho de 1876, na qual o exército federal foi derrotado.

Perseguido pelo exército dos Estados Unidos, Touro Sentado levou os seus homens até ao Canadá, onde permaneceram até 1881. Neste ano regressou com a sua tribo aos Estados Unidos para que a sua gente se entregasse e acabasse assim a guerra. Touro Sentado não conseguiu uma porção de terras canadenses, porque a Rainha Vitória o considerava um selvagem dos Estados Unidos.

Nos anos seguintes Touro Sentado fez parte do show de Buffalo Bill.

Touro Sentado teria se sentido atraído pela Dança dos Fantasmas, grupo religioso fundado pelo suposto messias Wovoca. Segundo o profeta, que se dizia o próprio Cristo, a dança faria com que no próximo ano a terra engolisse os homens brancos das terras dos índios. O governo dos Estados Unidos viu nestas danças uma ameaça e enviou uma polícia índia para prender o chefe hunkpapa. Touro Sentado e seu filho morreram baleados na luta que se seguiu à tentativa de prisão.

SIGNIFICADO DO SEU NOME
Em sioux, Tatanka Iyotake significa «Búfalo Macho Sentado». O nome de Touro Sentado chegou ao português através da tradução do inglês, Sitting Bull, posto que bull, além de significar touro, utiliza-se para denominar os machos de animais similares aos bois, como os búfalos e bisontes.

MORTE E ENTERRO
Em 1890, James McLaughlin , o agente indiano dos EUA na Agência Fort Yates da Standing Rock, temia que o líder de Lakota estivesse prestes a fugir da reserva com os Dançarinos Fantasmas , então ele ordenou que a polícia o prendesse.  Em 14 de dezembro de 1890, McLaughlin redigiu uma carta ao tenente Henry Bullhead (conhecido como Bull Head na liderança), um policial indiano da agência, que incluía instruções e um plano para capturar o Sitting Bull . O plano pedia que a prisão ocorresse ao amanhecer em 15 de dezembro e recomendava o uso de uma carroça leve para facilitar a remoção antes que seus seguidores pudessem se reunir. Bullhead decidiu não usar o vagão. Ele pretendia que os policiais obrigassem o Sitting Bull a montar um cavalo imediatamente após a prisão.

Por volta das 5h30 do dia 15 de dezembro, 39 policiais e quatro voluntários se aproximaram da casa de Sitting Bull. Eles cercaram a casa, bateram e entraram. O tenente Bullhead disse ao Sitting Bull que ele estava preso e o levou para fora.  Sitting Bull e sua esposa, ruidosamente, pararam por um tempo, o acampamento despertou e os homens convergiram para a casa. Como o tenente Bullhead ordenou que Sitting Bull montasse um cavalo, ele disse que o agente de Assuntos Indígenas precisava ver o chefe e depois poderia voltar para sua casa. Quando Sitting Bull se recusou a cumprir, a polícia usou força sobre ele. Os Sioux na vila ficaram furiosos. Catch-the-Bear, um Lakota, empunhou o rifle e atirou no tenente Bullhead, que reagiu disparando seu revólver no peito do Sitting Bull.  Outro policial, Red Tomahawk, deu um tiro na cabeça de Sitting Bull, e ele caiu no chão. Ele morreu entre as 12 e as 13 horas

Uma luta de curta distância eclodiu e em poucos minutos vários homens estavam mortos. Os Lakota mataram seis policiais imediatamente e mais dois morreram logo após a luta, incluindo o Tenente Bullhead. A polícia matou o Sitting Bull e sete de seus apoiadores no local, junto com dois cavalos.

Túmulo de Sitting Bull  em Fort Yates, ca. 1906 O  seu corpo foi levado para Fort Yates , onde foi colocado em um caixão (feito pelo carpinteiro do Exército)  e enterrado. Um monumento foi instalado para marcar seu local de enterro depois que seus restos mortais foram levados para Dakota do Sul.

Em 1953, os membros da família Lakota exumaram o que eles acreditavam serem os restos de Sitting Bull, transportando-os para reinserção perto de Mobridge, Dakota do Sul , seu local de nascimento. Um monumento a ele foi erguido lá.

Fonte: pt e en.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: