“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

20 de abr. de 2019

MARYSE BASTIÉ - Arte Tumular - 1412 - Cimetière de Montparnasse Paris, City of Paris, Île-de-France, France















ARTE TUMULAR
Complexo tumular em mármore de formato retangular e linhas retas. Em uma das bases maior destaca-ser uma escultura de um anjo deitado, evidenciando uma grande asa em alusão à sua paixão, a aviação. No canto superior esquerdo destaca-se o seu nome e datas gravados no mármore. Na parte frontal, uma homenagem gravada em francês. 


Local:  Cimetière de Montparnasse Paris, City of Paris, Île-de-France, France
Fotos: Internet
Descrição tumular: Helio Rubiales

Maryse Bastié
Maryse bastie.jpg
Maryse Bastié em seus primórdios (década de 1920).
biografia
nascimento
Limoges ( Haute-Vienne ) França
morte(aos 54 anos)
Bron ( Rhône ) França
enterradoCemitério Montparnasse Visualizar e editar dados no Wikidata
Nome nascimentoMarie-Louise Bombec
nacionalidadeBandeira da França francês
atividadesAviador resistente Visualizar e editar dados no Wikidata
articulaçãoLouis Bastié
Outras informações
Trabalhou paraTestes de voo da DGA (desde ) Visualizar e editar dados no Wikidata
armaForça Aérea Visualizar e editar dados no Wikidata
Grau militarcapitão Visualizar e editar dados no Wikidata
conflitoSegunda Guerra Mundial Visualizar e editar dados no Wikidata
distinções
DévelopperLista detalhada



PERSONAGEM
Maryse Bastié , nascida Marie-Louise Bombec , é uma aviadora francesa , glória do esporte , nascida 27 de fevereiro de 1898 , em Limoges e morreu em 6 de julho de 1952 em Bron . Ela foi a primeira aviadora francesa a estabelecer muitos recordes para o seu disco. Suas façanhas foram muito rapidamente mediadas. Muitas escolas, teatros, ruas e avenidas agora levam seu nome.

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Órfã aos 11 anos, a pequena Marie-Louise Bombec era uma criança difícil. Quando adolescente, ela trabalha em uma fábrica de sapatos como costureira de couro. Ela se casa pela primeira vez e tem um filho que morre muito jovem.
Divorciada, casou-se novamente com seu afilhado de guerra, o tenente- piloto Louis Bastié; é ao seu lado que ela descobre uma paixão pela aviação  . Em 29 de setembro de 1925 , ela obtém sua licença de piloto na estação de Bordeaux-Teynac, que mais tarde se tornará o aeroporto de Bordeaux-Mérignac . Uma semana depois, ela vai com seu avião, um Caudron G.3 , sob os cabos da ponte de transbordo de Bordeaux . em 13 de novembro de 1925 , ela voa de Bordeaux para Paris, dividindo sua jornada em seis etapas, o que constitui sua primeira viagem aérea  . No ano seguinte, o marido dela, Louis Bastié, morreu em um acidente de avião. Longe de ficar desanimada, Maryse Bastié se torna instrutora de pilotos: a aventura dura seis meses e termina com o encerramento de sua escola de pilotagem.

CARREIRA DE PILOTO
 Criada em Paris, ela dá batismos no ar e anuncia aérea. Ela decide comprar seu próprio avião, um motor Caudron C.109 com 40 cv . Como ela não tem dinheiro para voar, o piloto Maurice Drouhin o ajudará a financiar sua paixão.  em13 de julho de 1928 ela oferece a ele a posição de primeiro piloto. Ela então estabeleceu com ele um primeiro registro feminino de distância homologada (1.058 km ) entre Paris e Treptow-sur-Rega , na Pomerânia Ocidental  . Em 1929, ela estabeleceu um novo recorde de tempo de voo para mulheres francesas de 10,30 e um recorde internacional de mulheres de 26,44 . Este registro é tirado dela em 2 de maio de 1930 de Léna Bernstein ( 35:45 ). Determinada a recuperar, ela tira o avião, um Klemm L 25 modificado  , na noite de 2 de setembro de 1930 e surge dois dias depois depois de 37 h 55 de voo. Ela lutou até a exaustão contra o frio e a falta de sono. Ela então estabelece um recorde de distância de 2 976 km no curso de Paris - Uhring ( URSS )  . Para este feito, em seu retorno, ela recebe a Cruz de Cavaleiro da Legião de Honra e o Troféu Harmon americano concedido pela primeira vez a uma francesa. Em 1935, criou em Orly a escola "Maryse Bastié Aviation". Incentivado por Mermoz , que o fez fazer uma viagem de ida e volta com ele, ela ataca a travessia do Atlântico Sul. Apenas um mês após o desaparecimento de Mermoz, o 30 de dezembro de 1936 , ela cruza o Atlântico de Dakar a Natal , sozinha a bordo de um Caudron Simoun de 220 cavalos, ganhando o recorde mundial de velocidade feminina para atravessar o Oceano Atlântico Sul: doze horas e cinco minutos.



 No mesmo ano, ela venceu o Grand Prix de la Presse Sportive . A partir de 1934, ela se comprometeu com Helene Boucher e Adrienne Bolland na luta pelo voto dos franceses, apoiando Louise Weiss, que se encontrava nas eleições legislativas de 1936, no 5º arrondissement de Paris . Sua ação durante a Segunda Guerra Mundial Em 5 de maio de 1939, Maryse Bastié é entrevistada por Jacques Pauliac para o Le Journal . Seu artigo é intitulado "Roubar é maravilhoso, diz Maryse Bastié, mas eu não sou homem"  . Ela fala sobre a criação em caso de guerra de uma "falange feminina" dentro da Força Aérea para lamentar imediatamente que a ideia não foi estudada pelo Ministério do Ar. No dia seguinte, 6 de maio, Clement Vautel, em resposta, aborda um panfleto intitulado "As Amazonas do Ar"  qual ele diz, em essência, que as mulheres têm coisas melhores para fazer do que ir à guerra. Costurado, Maryse Bastié usa o direito de resposta em 15 de maio de 1939 que é publicado in extenso sob o título de "Women and War"  .



 Voluntária para a força aérea em setembro de 1939  , Maryse Bastié se torna piloto com o posto de segundo tenente em Maio de 1940 . Durante a ofensiva alemã, ela ofereceu seus serviços à Cruz Vermelha , incluindo prisioneiros franceses reunidos no campo de Drancy . Ao sair de um trem para a Alemanha, ela é empurrada por um sentinela alemão e quebra seu cotovelo direito. Ela está desativada e não dirige mais. Sob a cobertura de sua atividade na Cruz Vermelha , ela coleta informações sobre o ocupante. Após a sua libertação, ela foi promovida a tenente na FFL , um posto confirmado em 1945 após o final da Segunda Guerra Mundial e foi promovido para a Ordem da Legião de Honra em bases militares.  em Setembro de 1944 , ela é um dos primeiros recrutas do primeiro corpo de piloto militar feminino criado por Charles Tull e apoiado por Charles de Gaulle . O corpo será dissolvido Fevereiro de 1946 . Depois da guerra Ao contrário de seus companheiros de equipe, ela continuará a praticar na Força Aérea Francesa . Em 1947, respondendo a Louis Perret, que pediu sua opinião sobre o esperanto , ela lhe escreveu que há muito tempo estava convencida da utilidade dessa linguagem .

MORTE
Em 1951 , ela se juntou ao departamento de relações públicas do Flight Test Center . Em 6 de julho de 1952  durante uma das suas missões, no encontro aéreo no aeroporto de Lyon - Bron , ela encontra a morte no acidente do protótipo de um Noratlas , onde foi passageira. Maryse Bastié é enterrada em Paris , no cemitério de Montparnasse . Ela era capitã da Força Aérea e tinha um total de 3.000 horas de voo. Uma associação de amigos de Maryse Bastié foi formada sob a presidência da aviadora Jacqueline Auriol até sua morte.

Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: