“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

31 de out. de 2009

JOHN WILKES BOOTH - Arte Tumular - 302 - Green Mount Cemetery ,Baltimore,Baltimore city,Maryland, USA


John Wilkes Booth




Lápide de John Both (indicada pela seta)


ARTE TUMULAR
Uma construção em forma de obelisco, em mármore branco, sobre uma base de granito, com cerca de 2, 00 metros de altura marca o túmulo da família Booth. O corpo de John Booth foi enterrado ao lado esquerdo do obelisco e é marcado com uma simples lápide de mármore sem inscrições.
LOCAL: Green Mount Cemetery ,Baltimore,Baltimore city,Maryland, USA
Fotos: Coldmarble e Ron Williams.
Descrição tumular:Helio Rubiales

PERSONAGEM
John Wilkes Booth (Bel Air, 10 de maio de 1838 - Fazenda Garrett, Virginia, 26 de abril de 1865) foi um ator norte-americano, mais conhecido por ser o assassino do presidente Abraham Lincoln.
Morreu aos 26 anos de idade
BIOGRAFIA
Nascido no estado de Maryland, filho de Junius Brutus Booth Senior, de origem inglesa. Tinha dois irmãos Edwin e Junius Brutus Jr.
Booth era ator de teatro e começou sua carreira em 1855 no teatro Charles Street em Baltimore. Aparece depois no Teatro Weatley's Arch Street, Filadélfia, em 1857, e mais tarde muda-se para Richmond, Virgínia para uma temporada no Teatro Marshall. Apesar de ser um dos atores mais bem pagos na época, começou a identificar-se com a política sulista e era frequentemente visto em companhia de mulheres, na maioria atrizes, como ele.
Em 1861, uma atriz chamada Henrietta Irving, usa-se de uma faca e desfere um corte no seu rosto após ter descoberto que Booth não tinha intenções de se casar com ela.
Em 1863, juntamente com os companheiros de teatro John Ellster, Thomas Mears e George Pauncell, estabelece uma companhia de petróleo a qual chama de Dramatic Oil Company.
Contudo, um ano depois entrega a sua parte na companhia aos cuidados de seu irmão Junius e outro amigo, deixa o trabalho no teatro e inicia uma série de planos para retirar o então presidente Abraham Lincoln do poder, juntando-se assim a partidos que têm os mesmos interesses.
ASSASSINATO DE LINCOLN
Na noite de 14 de abril de 1865, cinco dias após o General Lee se render,.
quando assistia uma comédia no Teatro Ford em Washington, o presidente Abraão Lincoln foi atingido na cabeça por um disparo dado à queima roupa, por John Wilkes Booth, que com seu gesto espetacular, pensava estar vingando a derrota do Sul na Guerra de Secessão, que exaurira os Estados Unidos por quatro longos e sangrentos anos (1861-1865).
MORTE
Localizado no dia 26 de abril no celeiro da fazenda Garret por um pelotão de cavalaria na Virgínia é mortalmente ferido no pescoço. – Lincoln e ele foram as últimas baixas da guerra civil americana. O ator que, para imortalizar-se, sonhou um dia em derrubar o "Colosso de Rodes", como ele referia-se a Lincoln, passou à história como o maior vilão dos Estados Unidos
Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação e pesquisa: Helio Rubiales

26 de out. de 2009

ABRAHAM LINCOLN : TÚMULO- Arte Tumular -301-Oak Ridge Cemetery ,Springfield, Sangamon County, Illinois, USA







Precedido por
James Buchanan
Seal of the President of the United States.svg
16.º Presidente dos Estados Unidos
1861 – 1865
Sucedido por
Andrew Johnson







MAUSOLÉU
Complexo escultórico em mármore e bronze. Uma larga escadaria dá acesso a entrada, onde sobre uma base de mármore ergue-se o relevo do busto em bronze do presidente. Numa construção semicircular está a entrada.



Ladeando essa construção, escadarias dão acesso ao nível superior do mausoléu, onde se ergue imponente um alto obelisco. Na frente da base uma escultura em bronze de Lincoln, ladeado por duas construções circulares erguendo esculturas em bronze alusivas a guerra civil americana.



CÂMARA TUMULAR
Assim que se passa a entrada, um corredor revestido em mármore leva até a câmara circular onde se encontra na parte central uma base tumular em mármore vermelho com o nome e datas em relevo, marcando o local onde estão os restos mortais do presidente.




Atrás dessa base alinhadas em circulo estão sete bandeiras:na metade esquerda representam os estados de onde vieram o seus antepassados(Massachusetts, Nova Jersey e Virgínia); enquanto as da metade do lado direito representam os estados onde ele viveu (Kentucky e Illinois)e a bandeira presidencial. Dividindo essas duas metades está a bandeira americana.

TÚMULOS PROVISÓRIOS
Desde a sua morte, seus restos mortais foram deslocados mais de uma dúzia de vezes, até que se chegasse ao túmulo atual e permanente em 1900. Essa é a última lápide e local onde esteve enterrado, no fundo se vê o atual mausoléu.


LOCAL: Oak Ridge Cemetery ,Springfield, Sangamon County, Illinois, USA
Fotos: Guilherme Primo, Robert Edwards, Rebeld, Ron Buchinski, Stew Thornley, Cinnamonntoast4
Descrição tumular: Helio Rubiales


Abraham Lincoln
Abraham Lincoln, 8 de novembro de 1863
16.º Presidente dos Estados Unidos
Período4 de março de 1861
15 de abril de 1865
Vice-presidentesHannibal Hamlin (1861–1865)
Andrew Johnson (1865)
Antecessor(a)James Buchanan
Sucessor(a)Andrew Johnson
Membro da Câmara dos Representantes
pelo 7º distrito de Illinois
Período4 de março de 1847
3 de março de 1849
Antecessor(a)John Henry
Sucessor(a)Thomas L. Harris
Dados pessoais
Nascimento12 de fevereiro de 1809
HodgenvilleKentucky,
Estados Unidos
Morte15 de abril de 1865 (56 anos)
Washington, D.C., Estados Unidos
ProgenitoresMãe: Nancy Hanks
Pai: Thomas Lincoln
EsposaMary Todd (1818–1882)
FilhosRobert Todd Lincoln
Edward Baker Lincoln
William Wallace Lincoln
Thomas Lincoln III
PartidoWhig (1834–1854)
Republicano (1854–1865)
União Nacional (1864–1865)
ProfissãoAdvogado
AssinaturaAssinatura de Abraham Lincoln
Serviço militar
Serviço/ramoMilícia de Illinois
Anos de serviço1832
Graduaçãosoldado
ConflitosGuerra de Black Hawk

PERSONAGEM
ABRAHAM LINCOLN (Hodgenville, 12 de fevereiro de 1809 — Washington, DC, 15 de abril de1865) foi um advogado e político americano. Foi o décimo sexto presidente dos Estados Unidos da América, de 1861 a 1865, sendo o primeiro presidente eleito pelo Partido Republicano.
Morreu aos 56 anos de idade.

BIOGRAFIA
Décimo-sexto presidente dos Estados Unidos, eleito em 4 de março de 1861, foi reeleito em 1864, e governou até 1865, quando foi assassinado. Sua eleição para a presidência dos Estados Unidos, em 1860, provocou manifestações que levariam à Guerra de Secessão. Soube preservar a unidade do país durante essa guerra civil.

Muitos dos seus discursos e trabalhos escritos constituem um depoimento clássico sobre os ideais e objetivos democráticos. Lincoln foi o primeiro presidente eleito pelo Partido Republicano. Após o seu assassinato, sucedeu-lhe no cargo o vice-presidente Andrew Johnson. O povo norte-americano pouco sabia a respeito de Lincoln quando ele assumiu a Presidência. Nada em sua experiência passada indicava que poderia enfrentar com êxito a maior crise da história do país. Lincoln recebeu menos de 40% da votação popular. Como presidente, foi muitas vezes negligente e pouco eficiente, cedendo a pressões políticas.

Mas essas falhas têm pouca importância quando comparadas aos seus grandes méritos. Sua maior qualidade residia na capacidade de compreender os problemas mais graves. No início da Guerra de Secessão, Lincoln percebeu a necessidade de preservar a unidade política do país.
Outra grande qualidade de Lincoln era a habilidade que possuía para expressar suas convicções de uma maneira tão clara e vigorosa que milhões de compatriotas seus acabaram por aderir às mesmas.

Além desse fato, grande parte da sua força provinha de sua vontade férrea. A Guerra de Secessão tinha de prosseguir até que a unidade política do país fosse restaurada. Caso não tivesse sido conservada, os EUA ter-se-iam dividido em duas nações. Lincoln influenciou o curso da história mundial ao assumir a liderança do Norte durante a Guerra de Secessão. A vida nos EUA, durante o governo de Lincoln, girou quase que exclusivamente em torno da Guerra de Secessão. Os pioneiros afluíam às fronteiras do oeste e as cidades mineiras surgiam de um dia para outro. O governo concedeu fazendas aos colonos e reservou terras para escolas que mais tarde tornaram-se universidades estaduais.

INÍCIO DA CARREIRA
Nasceu numa família de condição humilde, no Condado de Hardin (Kentucky) agora parte do Condado de LaRue, próximo à cidade de Hodgenville, Kentucky, e exerceu diversos ofícios manuais até que pôde estudar Direito, abrindo seguidamente cartório em Springfield.

Em 1816, sua família mudou-se para o estado de Indiana, onde Lincoln viveu dos sete aos 21 anos. Seus estudos, segundo suas próprias palavras, resumiam-se, nessa época, a saber ler, escrever e fazer as quatro operações. No estado havia escassez de livros e papel, e a Bíblia era provavelmente o único livro existente em casa de seus pais. Lincoln a estudou a fundo, vindo mais tarde a enriquecer seus discursos e trabalhos escritos com citações bíblicas. Em 1831, Lincoln mudou-se sozinho para a aldeia de New Salem, no estado de Illinois, empregando-se como balconista numa loja. Em New Salem, onde viveu quase seis anos, tornou-se agente postal e mais tarde foi eleito deputado por Illinois (1834-1840) e membro do Senado (1844-1848).

Durante seu segundo mandato na Assembléia, Lincoln começou a estudar Direito e completou sua formação, tomou livros emprestados, estudou-os e, em 1836, obteve licença para exercer a advocacia. No ano seguinte mudou-se para a nova capital do Estado, Springfield, onde, juntamente a outros, constituiu um escritório de advocacia. Em 1842, casou-se com Mary Todd e, dois anos depois, montou um novo escritório em sociedade com William Herndon. Essa sociedade jamais foi desfeita.

A prática da advocacia em Illinois não era especializada no tempo de Lincoln. Durante seis meses em cada ano, Lincoln integrava os tribunais itinerantes do estado percorrendo vários municípios e aceitando os casos que lhe eram apresentados. Sua atuação como advogado tornou-o conhecido em todo o Illinois. Em 1846, foi eleito para a Câmara de Representantes federal.

De 1847 a 1849, Lincoln atuou no Congresso, onde se tornou impopular por causa da oposição que fez ao presidente James K. Polk, culpando-o pela guerra com o México. Desistiu de tentar a reeleição e voltou a exercer a advocacia. Uma súbita mudança na política nacional em relação à escravidão trouxe Lincoln de volta à política. O Acordo do Missouri proibira, em 1820, a escravidão nos novos territórios situados ao norte da fronteira sul do Missouri. Em 1854, o senador Stephen A. Douglas apresentou uma lei para organizar os territórios de Kansas e Nebraska que repelia o Acordo do Missouri, estabelecendo que os colonos deveriam decidir se desejavam ou não a escravidão. Lincoln era contrário a essa lei. Em 1858, disputando uma vaga ao Senado com Douglas, Lincoln desafiou-o para uma série de debates em torno da extensão da escravidão nos territórios livres. Lincoln perdeu as eleições, mas transformou-se numa figura de destaque nacional, possibilitando assim sua candidatura à Presidência em 1860, tendo estado essa atuação relacionada, também, com a fundação do Partido Republicano dos Estados Unidos da América em 1854. Em 1860, a assembleia nacional republicana apresentou-o como candidato à presidência da nação.

O GOVERNO DE LINCOLN
A marcha dos acontecimentos acelerou-se no Sul durante os meses que antecederam a posse de Lincoln na Presidência. Vários líderes do Sul haviam ameaçado retirar seus estados da Federação caso Lincoln ganhasse as eleições. Quando ele tomou posse, em março de 1861, sete estados do Sul haviam-se retirado e mais quatro fizeram o mesmo depois. Esses estados formaram, então, a

Confederação dos Estados da América. Apesar de ter intentado um esforço extraordinário de conciliação, a sua escolha eleitoral para aquele cargo provocou a eclosão da Guerra Civil Americana. Em 12 de abril, os confederados bombardeavam o forte Sumter. Lincoln enfrentou a crise com energia: decretou o bloqueio dos portos sulistas e aumentou o exército além dos limites impostos pela lei. Após perderem as primeiras batalhas, os nortistas acabaram por vencer a guerra, a qual durou quatro anos e deixou um saldo de 600 mil mortos. Apesar dos insucessos iniciais e da conseqüente impopularidade, Lincoln jamais se deixou abater. Para ele, os EUA representavam uma experiência da capacidade de um povo para se governar a si mesmo. Em 22 de Setembro de 1862 publicou a proclamação que concedia a liberdade aos escravos dos estados confederados. Aos olhos das outras nações, a libertação deu um novo sentido à guerra e abriu caminho para a abolição da escravatura em todo o país, em 1865. Em 1864, as vitórias dos nortistas possibilitaram a reeleição de Lincoln, cujo novo mandato teve início no ano seguinte.

O ASSASSINATO
Em 1 de Abril de 1865 terminava a guerra civil. Na noite de 14 de abril de 1865, alguns dias após o término da guerra, Lincoln foi assassinado no Teatro Ford, em Washington, D.C., enquanto assistia a uma peça.

 O sulista John Wilkes Booth, o assassino, um dos atores mais conhecidos da época, desfechou um tiro na cabeça do presidente, que veio a falecer na manhã do dia seguinte.


Camarotes do teatro onde foi assassinado


O ator era um defensor da causa sulista na Guerra de Secessão. Enquanto ocupou a Presidência, Lincoln foi duramente criticado, mas, após sua morte, até mesmo seus inimigos elogiaram-lhe a grandeza de espírito e abnegação. É até hoje uma das figuras históricas mais admiradas nos EUA. Lincoln foi substituído no cargo pelo vice-presidente Andrew Johnson.
Muitos dos seus discursos e trabalhos escritos constituem um depoimento clássico sobre os ideais e objetivos democráticos.

Fonte: pt.wikipedia.org
Descrição tumular: Helio Rubiales

25 de out. de 2009

RAQUEL (Bíblica) - Arte Tumular - 300 - Belém e o bairro de Jerusalém de Gilo





Foto de 1928
ARTE TUMULAR
*Em 2208 (1553 AEC): Após a sua morte, em vez de levá-la para o Túmulo dos Patriarcas em Hevron, Yaacov enterrou-a no local, na estrada para Bethlehem (Efrat).. Yaacov erigiu um monumento sobre seu túmulo. Cada um dos onze filhos de Yaacov (excetuando o recém-nascido Benjamin) colocou uma pedra sobre o túmulo de Rachel, e Yaacov colocou uma pedra no topo.
Segundo o Midrash, a primeira pessoa a rezar no túmulo de Rachel foi seu filho mais velho, Yossef, que tinha apenas sete anos quando a mãe faleceu

Ilustração
*A partir do Século Quinto da Era Comum até meados de 1800, o túmulo de Rachel era assinalado por uma pequena cúpula apoiada por quatro vigas. Em 1841, Sir Moses Montefiore e sua esposa (que, como Rachel, não tinha filhos) acrescentou paredes à cúpula, e uma longa sala onde os visitantes podiam se abrigar das intempéries, e descansar

Túmulo atual
*Dentro da fortaleza, a pequena sala antiga em formato de domo, dominada pelo grande monumento coberto por tecido, conserva uma atmosfera aconchegante. Homens e mulheres, em partes separadas da sala, se aproximam do monumento coberto por panos e sussurram seu segredo e seu sofrimento à “Rachel imeinu”.

Interior
LOCAL: Situada entre Belém e o bairro de Jerusalém de Gilo
Fotos: chabad.org.br e siaapm.cultura.mg.gov
Descrição tumular:Helio Rubiales

PERSONAGEM
RAQUEL em hebreu: Rachael רחל, é uma das personagens da Bíblia; filha de Labão, sobrinha de Rebeca, irmã mais nova de Léia, esposa favorita de Jacó e mãe de José do Egito e Benjamim. O seu nome tem origem hebráica cujo significado é ovelha mansa, ou mansa como uma ovelha. Em (Tiberia/hebraico:Rāēl). Padrão do hebreu: Rael.
HISTÓRIA
Raquel pertencia a uma família rica, de pastores e lavradores, homens e mulheres totalmente dedicados ao trabalho. A riqueza de sua família vinha através do único propósito "trabalhar e prosperar". Essa é uma das admirações que Deus tinha sobre essa família (Gênesis 2.15), apesar de não o conhecerem ainda, eles eram politeístas: adoravam vários deuses, Raquel também herdou a beleza da linhagem de Sara e Rebeca sua tia. Alguns copiadores "escribas" descreveram Raquel como "linda" sinônimo de máxima beleza já vista, no texto do original hebraico (בראשית-Bereshit) ela é descrita amorosamente como "bonita de forma e bonita de aparência" (em hebráico: וְרָחֵל הָֽיְתָה יְפַת־תֹּאַר וִיפַת מַרְאֶה). Nos dias de hoje, Raquel na verdade quer dizer "Rosa Amorosa", originalmente dos significados hebreus.
(Gen. 29:17). Como costume de seu povo, Raquel trabalhava na função de pastora de carneiros (Gênesis 29.9), que não era um serviço tão leve assim, além de dividir a tarefa doméstica com sua irmã, Léia.
RAQUEL E JACÓ
Jacó ficou encantado com Raquel quando a viu pela primeira vez. Se apresentou, a beijou, se curvou ao chão, e chorou agradecido a Deus que colocara diante de seus olhos a sua futura esposa (Gênesis 29.11)
Jacó viajou para a casa de Raquel, enviado pela mãe Rebeca, para evitar ser morto pelo irmão dele Esau, e com a intenção de achar uma esposa. Ele achou Rachel, e quis se casar, mas ele foi enganado por Labão e se casou com Léia. Ele trabalhou sete anos como pastor para Labão em troca do direito de se casar com Raquel, mas na noite de núpcias, Labão vestiu Léia de noiva e véu e a trouxe a Jacó. Quando Jacó descobriu, na luz do dia a decepção, o matrimônio já tinha sido consumado. Jacó então aceitou o artifício de Labão trabalhando outros sete anos para se casar com quem ele amava: Raquel (veja Gênesis 29). Junto com cada filha, Labão enviou também duas criadas Bila e Zilpa. Que também se tornaram depois esposas de Jacó.
RAQUEL E LIA
Enquanto Lia deu à luz quatro filhos em sucessão rápida, Raquel era estéril e não pôde conceber por muitos anos. Raquel então ofereceu sua criada (Bila) para o marido dela em matrimônio, como era o costume. Bila então deu à luz dois filhos. Lia que também desejou mais crianças ofereceu a criada dela Zilpa para Jacó, a qual deu à luz mais dois filhos. Finalmente, depois que Lia deu à luz outros dois filhos e uma filha, a própria Raquel gerou dois filhos.
Raquel sempre foi esposa preferida de Jacó, porém ele a amava muito e dedicava a maior parte de seu tempo livre a Raquel, onde também Jacó dividia seu leito. Raramente Jacó visitava a tenda de Lia, no qual até já negociou com Raquel para que deixasse Jacó passar somente uma noite em sua companhia. (Gen. 30,14-16).
MORTE
Em 2208 (1553 AEC), Yaacov (Jacó) estava levando sua família para Hevron, após passar vinte anos trabalhando para o sogro em Charan (atualmente na fronteira turco-síria). Enquanto estavam viajando Rachel deu à luz seu segundo filho, Benjamin, e faleceu no parto. A parteira lhe fala no meio do nascimento que a criança é um menino, lhe saindo a alma, Raquel olhou e o chamou de Benoni (filho de minha dor), porque morreu, mas seu pai chamou-lhe de Benjamin.
Raquel morreu em parto no caminho da casa de Jacó. A parteira lhe fala no meio do nascimento que a criança é um menino, lhe saindo a alma, Raquel olhou e o chamou de Benoni (filho de minha dor), porque morreu, mas seu pai chamou-lhe de Benjamin. E foi enterrada por Jacó na estrada para Efrat, próxima a Belém. Hoje a Tumba de Raquel, situada entre Belém e o bairro de Jerusalém de Gilo, é visitada por milhares de pessoas
Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação e pesquisa:Helio Rubiales

20 de out. de 2009

MARGAUX HEMINGWAY-Arte Tumular -299-Ketchum Cemetery, Ketchum, Blaine County, Idaho, USA











ARTE TUMULAR
Pequena lápide em granito e mármore com o seu nome e datas gravados, marca o local onde foram depositadas as suas cinzas.
LOCAL:Ketchum Cemetery, Ketchum, Blaine County, Idaho, USA
Foto: Steve Goldensteins
Descrição tumular:HRubiales



PERSONAGEM
Louise Margaux Hemingway (16 de fevereiro de 1955 - 1 de julho de 1996) foi uma modelo de moda americana e atriz.
Morreu aos 41 anos de idade.

BIOGRAFIA
Louise Margaux Hemingway nasceu em Portland, Oregon, irmã mais velha da atriz Mariel Hemingway e neta do escritor Ernest Hemingway. Hemingway recebeu o nome Margaux, devido ao vinho Château Margaux, que segundo os seus pais, Puck e Jack Hemingway (filho mais velho de Ernest),), beberam esse vinho na noite em quie ela foi concebida. Além de Mariel, ela tinha uma outra irmã, Joan. Ela cresceu na fazenda de seu avô em Ketchum, Idaho. Nos anos mais tarde, depois de desistir de beber álcool, ela mudou a grafia de seu nome para Margot, para evitar a referência do vinho. Ela lutou com uma variedade de transtornos, além de alcoolismo, incluindo bulimia e epilepsia. Ela permitiu uma gravação de um vídeo feito numa sessão de terapia relacionados com a bulimia e foi transmitido pela televisão. Devido à dislexia, ela não leu muitos livros famosos que o avô escreveu. Ela disse certa vez: "Eu não sou um aficionada em Hemingway.
Como modelo apareceu na capa de muitas revistas famosas e ganhou muito dinheiro
Ela fez sua estréia no cinema em 1976 no filme Lipstick drama ao lado de sua irmã de Mariel, c
om 14 anos de idade

VIDA PESSOAL E CARREIRA
Seu primeiro casamento, com Errol Wetson, terminou em divórcio. Eles se conheceram quando, aos 19 anos, acompanhou seu pai para o Hotel Plaza em Nova Iorque em viagem de negócios, e quatro meses depois, ela mudou de Idaho para Nova Iorque para viver com Wetson. Foi nesse período que se lançou no mundo da moda como modelo.

Casou-se com o venezuelano Bernard Fauchier, e viveu em Paris por um ano. Divorciando-se em 1985, após seis anos de casamento.depois .
Como seu avô, ela experimentou episódios ocasionais de depressão clínica durante toda sua vida. Após um acidente de esqui em 1984, ela ganhou 75 quilos e tornou-se mais deprimida.
Em maio de 1990 apareceu na capa da revista Playboy
Hemingway experimentou dramas familiares ao longo da vida. O relacionamento com sua mãe foi muito tenso. Se reconciliaram antes da morte da mãe de câncer em 1988. Ela também experimentou uma forte concorrência com a sua irmã mais nova, Mariel. Na década de 1990, Hemingway foi em frente com acusações de que seu padrinho tinha a molestado quando era criança.

MORTE
Em 1 de julho de 1996, com 41 anos de idade, um dia antes do aniversário do suicídio de seu próprio avô, Hemingway foi encontrada morta em seu apartamento estúdio em Santa Monica, Califórnia . Ela tinha tomado uma overdose de fenobarbital, segundo os legistas do Condado de Los Angeles. Seu corpo só foi encontrado um mês depois.
Seus restos mortais foram cremados e  enterrados no jazigo da família Hemingway no Cemitério Ketchum em Ketchum, Idaho.
Fonte: en.wikipedia.org
Formatação e pesquisa:Helio Rubiales

19 de out. de 2009

ERNEST HEMINGWAY-Arte Tumular - 298 - Ketchum Cemetery , Ketchum ,Blaine County, Idaho, USA

















ARTE TUMULAR
Placa de mármore cinza no solo com o nome e datas do escritor. Note que o túmulo se encontra exatamente entre duas árvores. A árvore na simbologia e representação cemiterial, representa o amor divino que abriga todos e a vida eterna,
LOCAL: Ketchum Cemetery , Ketchum ,Blaine County, Idaho, USA
Fotos: Todd Alexander Dale, Steve Goldenstein, Collins Crapoe Guilherme Primo
Descrição tumular:Helio Rubiales



PERSONAGEM
Ernest Miller Hemingway (Oak Park, 21 de Julho 1899 — Ketchum, 2 de Julho 1961) foi um escritor norte-americano.
Morreu aos 61 anos de idade

BIOGRAFIA
Trabalhou como correspondente de guerra em Madrid durante a Guerra Civil Espanhola e a experiência inspirou uma de suas maiores obras, Por Quem os Sinos Dobram. Ao fim da Segunda Guerra Mundial se instalou em Cuba.

Hemingway era parte da comunidade de escritores expatriados em Paris, conhecida como "geração perdida", nome inventado e popularizado por Gertrude Stein. Levando uma vida turbulenta, Hemingway casou quatro vezes, além de vários relacionamentos românticos. Em 1952 publica "O Velho e o Mar", com o qual ganhou o prêmio Pulitzer (1953), considerada a sua obra-prima. Hemingway recebeu o Nobel de Literatura de 1954.

A vida e a obra de Hemingway tem intensa relação com a Espanha, país onde viveu por quatro anos. Uma breve passagem, mas marcante para um escritor americano que estabeleceu uma relação emotiva e ideológica com os espanhóis. Em Pamplona, meados do século XX, fascinado pelas touradas, a ponto de tornar-se um toureiro amador, transporta essa experiência para dois livros: O Sol Também Se Levanta (1926) e Por Quem os Sinos Dobram(1940). Ao cobrir a Guerra Civil (1937) – como jornalista do North American Newspaper Alliance, não hesitou em se aliar às forças republicanas contra o fascismo.

Ainda muito jovem, decidiu ir à Europa pela primeira vez, quando a Grande Guerra assombrava o mundo (1918). Hemingway havia terminado o segundo grau em Oak Park e trabalhado como jornalista no Kansas City Star. Tentou alistar-se, mas foi preterido por ter um problema na visão. Decidido a ir à guerra, conseguiu uma vaga de motorista de ambulância na Cruz Vermelha. Na Itália, apaixonou-se pela enfermeira Agnes Von Kurowsky, sua inspiração na criação da heroína de Adeus às armas (1929) – a inglesa Catherine Barkley. Atingido por uma bomba, retornou para Oak Park que, depois do que viu na Itália, tornou-se monótona demais.

CASAMENTOS
Volta à Europa (Paris), em 1921, recém-casado com Elizabeth Richardson, seu primeiro casamento, com quem teve um filho. Na ocasião, trabalhava para o Toronto Star Weeky. Para um escritor em início de carreira, a Paris dos anos 20 era o lugar certo. Hemingway se aproximou de outros principiantes: Ezra Pound (1885 – 1972), Scott Fitzgerald (1896 – 1940) e Gertrude Stein (1874 – 1940).

O seu segundo casamento (1927) foi com a jornalista de moda Pauline Pfeiffer. Com ela teve dois filhos. Em 1928, o casal decidiu morar em Key West, na Flórida. O escritor sentiu falta da vida de jornalista e correspondente internacional. O casamento com Pauline era instável. Nessa época conhece Joe Russell, dono do Sloppy Joe’s Bar e companheiro de farra. Já na década de 30, resolveu partir com o amigo para uma pescaria. Dois dias em alto-mar que terminaram em Havana, capital cubana, para onde voltava anualmente na época da corrida do agulhão (entre os meses de maio e julho). Hospedava-se no hotel Ambos Mundos, em plena Habana Vieja, bairro mais antigo da cidade que se tornava o lar do escritor, e os cenários que comporiam sua história e a da própria ilha pelos próximos 23 anos. Duas décadas de turbulências que teriam como desfecho a revolução socialista e o suicídio do escritor.

Em Cuba, o escritor se apaixonou por Jane Mason, casada com o diretor de operações da Pan American Airways e se tornaram amantes. Em 1936, novamente se apaixona, desta feita pela destemida jornalista Martha Gellhorn, motivo do segundo divórcio, confirmando o que predisse seu amigo, Scott Fitzgerald, quando eles se conheceram em Paris: “Você vai precisar de uma mulher a cada livro”. Assim, Hemingway partiu para a Espanha, onde Martha já estava e, em meio à guerra, os dois viveram um romance que resultou no seu terceiro casamento.

Quando a república caiu e a Europa vivia o prenúncio de um conflito generalizado, Hemingway retornou para Cuba com Martha.
Em 1946, o escritor casa-se pela quarta e última vez com Mary Welsh, também jornalista, mas tímida e disposta a viver ao lado de um Hemingway cada vez mais instável emocionalmente.

SUICÍDIO
Ao longo da vida do escritor, o tema suicídio aparece em escritos, cartas e conversas com muita frequência. Seu pai suicidou-se em 1929 por problemas de saúde (diabetes) e financeiro (havia perdido muito dinheiro em especulações na Flórida). Sua mãe, Grace, dona de casa e professora de canto e ópera, o atormentava com a sua personalidade dominadora. Ela enviou-lhe pelo correio a pistola com a qual o seu pai havia se matado. O escritor, atônito, não sabia se sua mãe estava querendo que ele repetisse o ato do pai ou que guardasse a arma como lembrança.

Aos 61 anos e muito doente (hipertensão, diabetes, arteriosclerose, depressão e perda de memória) Hemingway acabou com a própria vida, assim como fizera seu pai.
Todas as personagens deste escritor se defrontaram com o problema da "evidência trágica" do fim. Hemingway não pôde aceitá-la. A vida inteira jogou com a morte, até que, na manhã de 2 de julho de 1961, em Ketchum (Idaho), tomou do fuzil de caça e disparou contra si mesmo
Fonte: Wikipedia.pt.com
Formatação e pesquisa:Helio Rubiales

13 de out. de 2009

ENZO FERRARI - Arte Tumular -297- Cimitero di San Cataldo ,Modena, Emilia-Romagna, Italy -










Cripta

Mausoléu
ARTE TUMULAR
Grande mausoléu em forma de capela em mármore de diversos tipos e cores. O pórtico é constiruído por duas grandes paredes laterais em mármore cinza. Uma pequena escada serve a entrada onde quatro colunas, também em mármore cinza, duas de cada lado forma o portal e sustenta a cobertura. As paredes do lado da porta são em mármore de carrara com duas floreiras na parte inferior. Uma porta de bronze decorada dá acesso ao mausoléu da família. Dentro, o portal da cripta em mármore marrom, com o seu nome e datas, destacando na parte superior uma foto de Ferrari Uma cruz latina em baixo relevo dá religiosidade ao túmelo.
LOCAL: Cimitero di San Cataldo ,Modena, Emilia-Romagna, Italy
Descrição tumular:Helio Rubiales

PERSONAGEM
Enzo Anselmo Ferrari (Módena, Itália, 18 de fevereiro de 1898 — Maranello, 14 de agosto de 1988) foi o fundador da Scuderia Ferrari e da fábrica de automóveis Ferrari.
Morreu aos 80 anos de idade.
BIOGRAFIA
Nascido em Modena, Enzo Ferrari cresceu com pouca educação formal, mas um forte desejo de carros de corrida. Durante a I Guerra Mundial foi ferreiro no Exército Italiano. Seu pai Alfredo, assim como seu irmão mais velho, também chamado Alfredo, morreu em 1916 como resultado de um surto de gripe . Ferrari tornou-se gravemente doente se na pandemia de gripe de 1918 e foi, portanto, dispensados do serviço italiano. Ao voltar para casa, descobriu que a empresa que a família trabalhava estava acabada. Não tendo perspectivas de emprego, procurou outro, sem sucesso até que finalmente conseguiu trabalho numa empresa de carros pequena, a CMN (Costruzioni Meccaniche Nazionali), redesenhando carrocerias de caminhõespara serem utilizadas em automóveis de passageiros de pequeno porte. Ele participou de corridas em 1919 na equipe do CMN, mas teve pouco sucesso inicial. Apaixonou-se pelo desporto automóvel com apenas dez anos, quando visitou o autódromo de Bolonha.
Como piloto de testes.Aos 21 anos tentou trabalhar na Fiat, mas foi recusado. Pouco depois ingressou na Alfa Romeo, mas desta vez como piloto. Criou a Scuderia Ferrari no ano de 1925, em Módena, mas durante a segunda guerra mundial viu-se obrigado a transferir a fábrica de automóveis para Maranello, a dezoito quilómetros de Módena. Depois da Segunda Guerra Mundial, a Ferrari ganhou dois títulos mundiais em 1952 e 1953. Alfredino Ferrari, filho de Enzo, morreu em 1956, aos 26 anos, sofrendo de distrofia muscular progressiva. Isto fez com que se torne uma pessoa amarga. Desde então Enzo nunca mais pisou numa pista de corrida e passou a usar os inseparáveis óculos escuros. Autodidata em mecânica, recebeu em 1960, da Universidade de Bolonha, o título de Doutor "honoris causa" em Engenharia, e mais tarde, em Física. Ganhou do governo italiano o título de Comendador. Enzo Ferrari morreu em Módena com 90 anos, tendo obtido 19 vitórias em Le Mans e nove títulos na Fórmula 1.
MORTE
Enzo Ferrari morreu em 14 de agosto de 1988 em Modena a 90 anos de idade. Sua morte não foi tornada pública até dois dias mais tarde, quando a pedido de Enzo, para compensar inscrição tardia de seu nascimento
Fonte:
en.wikipedia.com
Formatação e pesquisa: Helio Rubiales

10 de out. de 2009

SELENA - Arte Tumular - 296 - Seaside Memorial Park ,Corpus Christi, Texas, USA
















ARTE TUMULAR
Num amplo local com o piso revestido com lajotas de granito está a base tumular em granito escuro de Selena. Sobre essa base uma escultura em bronze , em alto relevo do busto da cantora. Logo abaixo, uma placa, também em bronze, com a assinatura que usava em vida, nome e datas de nascimento e morte. Na parte inferior da placa, em inglês e espanhol, está gravado o versículo que diz:

 “Tragará a morte para sempre, e assim enxugará o Senhor Deus as lágrimas de todos os rostos. Isaías 25:8”
 Na cabeceira tumular uma lápide baixa com o seu nome em branco, marca o túmulo da cantora.
LOCAL: Seaside Memorial Park ,Corpus Christi, Nueces County,Texas, USA
Plot: Section LL
Fotos:Carl Dickerson Jr.Carrie MacDonell, Joel Berry, Connie Nisinger e Guilherme Primo
Descrição tumular:HRubiales

PERSONAGEM
Selena Quintanilla Perez ( Lake Jackson, Texas, 16 de abril de 1971 – Corpus Christi, Texas, 31 de março de 1995), foi uma cantora americana de origem mexicana.
Morreu aos 23 anos de idade.
BIOGRAFIA
Filha de Abrahan Quintanilla e Marcela Quintanilla, ambos mexicanos e irmã de Abrahan Quintanilla III (AB) de 9 anos e Suzette Quintanilla de 7 anos.
Em seus anos de juventude, o pai de Selena tinha uma banda chamada Los Dinos. Quando ela tinha 8 anos, o seu pai comprou uma bateria, um microfone e uma guitarra e formou a banda Selena e Los Dinos, com A.B na guitarra e Suzette na bateria. Eles começam a tocar no recém inaugurado restaurante da família chamado Papagayo´s, mas em pouco tempo faliu.
O restaurante foi fechado e a família teve que sair do local. Num ônibus velho junto com os equipamentos musicais, mudaram-se para Corpus Christi, no Texas, onde morava o irmão de Abrahan. Lá os irmãos começaram a se apresentar em esquinas, festas de debutantes, camentos e feiras
Lá, eles realizadas sempre que podiam: nas esquinas, casamentos, debutantes e feiras com o intuito de divulgar o seu talento. O esforço é compensado. Em 1984, aos quatorze anos de idade, Selena gravou seu primeiro álbum por uma gravadora local, intitulado “Mis primeras grabaciones”. Foi relançado em 1995 sob o título de Mis Primeras Grabaciones.
Assim que coleçou a tornar-se popular na música, começou a fazer turnês pelo Texas, as exigêncioas e compromissos com viagens, começou a interferir nos seus estudos. O pai a tiropu da escola quando ela cuesava a oitava série. Para tanto, continuou os seus estudos por correpondência. Aos dezessete anos,recebeu o diploma do ensino médio da Escola Americana de correspondênciaem Chicago, Illinois. Foi aceita pela Universidade de Louisiania, mas nunca freqüentou.
Em 1986 lançou seu segundo álbum "Alpha" e conheceu Rick Trevi, o fundador do prêmio Tejano Music Award, o Grammy da música Tejana e Johnny Canales, um apresentador muito famoso do Texas.
No Tejano Music Awards de 1987 ganhou como Vocalista Feminina do Ano (premiação que ganhou durante os próximos 10 anos do festival).
Em 1988 lança mais dois álbuns "Preciosa" e "Dulce Amor". Em 1989 conhece Jose Behar, um executivo da SBK Capitol/EMI, que viu nela a próxima Gloria Estefan. José sempre viu em Selena um mescla de Gloria, Whitney Houston e Mariah Carey.
Em 1989 assina o contrato com a gravadora e lança "Selena". Nesse mesmo ano assina um contrato milionário com a Coca-Cola e vira garota propaganda da marca, gravando comerciais e lançando posterês.
1989 foi um grande ano para Selena, que começou a fazer muitos shows pelo país. Contratou então um guitarrista para sua banda. Chistopher Perez (Chris Perez) entra para o grupo e posteriormente começa uma relação com Selena não aceita pela família.
MORTE (ASSASSINATO)
Em 1995, a família de Selena descobriu que Yolanda Saldívar, que na época era presidente e administradora do fã clube de Selena e de lojas da cantora, estava roubando dinheiro da família e decidiram manda-la embora. Selena aceitou encontrar com Yolanda no hotel Days Inn em Corpus Christi, Texas no dia 31 de março de 1995 para buscar alguns documentos. Yolanda, tentando ganhar tempo, disse que tinha sido estuprada em uma viagem ao México. Selena levou Saldívar até um hospital local onde médicos não encontraram evidências de estupro. As duas retornaram ao hotel e Selena exigiu que Yolanda entregasse os documentos imediatamente. Uma discussão se iniciou e Yolanda tirou uma arma da bolsa. A princípio ela apontou a arma para sua própria cabeça e depois para Selena. Selena virou-se para fugir e foi atingida nas costas por um tiro. A cantora ainda conseguiu correr até a recepção do hotel enquanto Yolanda corria atrás de Selena gritando: "Bitch" (Cadela). No entanto antes de cair no chão devido ao ferimento do tiro, Selena disse que Yolanda tinha atirado nela e em qual quarto a discussão havia ocorrido. Selena foi imediatamente levada à hospital, onde faleceu à 1:05pm de hemorragia com apenas 23 anos de idade.
Em outubro de 1995, um júri em Houston, Texas condenou Yolanda à prisão perpétua por assassinato em primeiro grau com a possibilidade de cumprir o restante da pena em regime aberto após 30 anos.
Cemtério
Fonte: Wikipedia (em ingles)
Formatação e pesquisa:HRubiales

CHARLES BRONSON - Arte Tumular - 295 - Brownsville Cemetery,Windsor country, Vermont, USA













ARTE TUMULAR
Sobre o gramado, uma base tumular em granito negro com o seu nome e datas. Envolvendo o seu nome e versos, gravado em baixo relevo duas árvores se entrelaçam, que significa o amor divino que abriga todos e a vida eterna.
Na parte inferior vários temas com rosas entrelaçadas que na linguagem tumular significa um forte elo afetivo entre o falecido e a família . Na cabeceira tumular um banco em bronze decorado significando que o morto foi muito amado e admirado e será usado para meditações aos visitantes. De cada lado do banco há uma grande vaso vazio, também em bronze, que significa recebimento e acolhimento e o corpo separado da alma.
LOCAL: Brownsville Cemetery ,West Windsor,Windsor country, Vermont, USA
A sepultura está na extremidade norte do cemitério, próximo à estrada. O cemitério é o único no lado leste da estrada
Fotos: Raymond Makul, Rebecca I e Guilherme Primo.
Descrição tumular:Helio Rubiales

PERSONAGEM
Charles Bronson, nome artístico de Charles Dennis Buchinsky, (Ehrenfeld, 3 de novembrode 1921 — Los Angeles, 30 de agosto de 2003) foi um ator americano.
Morreu Aos 81 anos de idade.
BIOGRAFIA
Filho de um mineiro lituano (de ascendência tártara lipka), Bronson cresceu na Pensilvânia sem falar uma palavra de inglês. Apesar de ter completado o segundo grau, era esperado que ele se juntasse ao pai e seus irmãos no trabalho em minas de carvão. Porém, foi no cinema que ele se projetou e, apesar da longa carreira, que teve início nos anos 50, somente ganhou popularidade na década de 1970. Nessa fase, ficou conhecido como "o homem de poucas palavras e muita ação", pelas características de seus personagens.
Antes mesmo de participar de qulquer
filme, Bronson somente pôde conhecer o mundo, além do local onde cresceu, quando serviu no exército americano, durante a Segunda Guerra Mundial, dirigindo caminhões.
Bronson se casou com três mulheres: a primeira foi Harriet Tendler, com quem ficou casado de 1949 a 1967 e com quem teve dois filhos; a segunda foi a atriz Jill Ireland, de 5 de outubrode 1968 a 18 de maio de 1990, até a morte dela, e com quem teve uma filha; a terceira esposa foi Kim Weeks, e o casamento durou de 22 de dezembro de 1998 até a morte dele, em 2003.
CARREIRA NO CINEMA
Bronson começou no cinema nos anos 1950, com filmes como You're in the Navy Now (1951), e The People Against O'Hara (1951), sem ter seu nome creditado nos filmes. Quando ele começou a aparecer nos créditos, usava ainda o nome de nascimento (Buchinsky). Começou a assinar Bronson em 1954, a partir do filme Drum Beat.
Iniciou a fase de sucesso nos anos 1960. Apesar da relativamente pequena participação no filme Sete homens e um destino, ficou conhecido quando esse western passou a ser considerado um dos melhores da década. Depois de atuar em filmes de aventura como Robur, o conquistador, de 1961, Fugindo do Inferno (1963) e Os doze condenados, de 1967, Bronson foi para a Europa em 1968, onde atores defilmes de ação estavam obtendo melhores oportunidades. Neste ano, ele filmou Os canhões de San Sebastian, Era uma vez no oeste eAdeus, amigo, este último com Alain Delon. Seguiram-se O passageiro da chuva, de 1969, Os visitantes da noite, de 1970, Sol vermelho, de1971, e nova parceria com o francês Delon, e O segredo da Cosa Nostra, de 1972.
Nos anos 1970, Bronson voltaria aos Estados Unidos e faria sucesso como o maior astro dos filmes de ação. Seu primeiro grande filme nesse nova fase foi Assassino a preço fixo, de 1972, no qual interpretou um assassino profissional. Mas, o maior "empurrão" em sua carreira foi com o clássico Desejo de matar, de 1974, que o consagrou na pele de "Paul Kersey", um pacato arquiteto da cidade de Nova Iorque, que tem sua mulher morta e sua filha estuprada por três bandidos e passa a agir como um "vigilante", perseguindo os criminosos nas ruas à noite.
Desejo de matar teve mais quatro seqüências: Desejo de matar 2 (1982), Desejo de matar 3 (1985), Desejo de matar 4 (1987) e Desejo de matar 5 (1994).
MORTE
Bronson sofria do Mal de Alzheimer e morreu em conseqüência de uma pneumonia aos 81 anos.
Fonte: Wikipédia
Formatação e pesquisa:HRubiales